Táxi de São Paulo agora tem de aceitar cartão e carregar celular e tablet
A partir desta terça-feira (5), todos os taxistas da cidade de São Paulo terão de aceitar pagamento por cartões de débito e crédito. Também precisarão oferecer carregamento grátis de celulares e tablets a seus passageiros. A obrigação entra em vigor depois de ter sido adiada por duas vezes pela Prefeitura de São Paulo.
Originalmente, a medida deveria ter começado em 21 de dezembro.
A nova norma obriga todos os taxistas da capital paulista a aceitarem cartão de débito e crédito. Segundo o DTP, “qualquer instrumento, equipamento ou tecnologia poderá ser utilizado” pelos profissionais, desde que estejam disponíveis para o passageiro essas opções.
A norma determina ainda que os táxis devem ser equipados com carregador de energia elétrica para celulares, tablets e computadores.
A multa para o taxista que não cumprir a determinação é de R$ 32,40, e o condutor receberá 5 pontos na carteira de habilitação. Em caso de reincidência, o valor e a pontuação dobram. O taxista estará sujeito ainda a ter seu veículo e Condutax (cadastro para taxistas) retidos.
Na segunda-feira, o sindicato dos taxistas de São Paulo chegou a pedir novamente o adiamento do prazo de adequação à Secretaria Municipal de Transportes. Segundo informou a assessoria de imprensa do sindicato, cerca de 10% dos motoristas ainda precisam se adaptar à nova regra.
A secretaria disse que o novo prazo acabou na segunda-feira (4), mas não esclareceu se haveria alguma chance de novo adiamento.
Melhora no movimento
Segundo o taxista Ângelo Roque, 47, o movimento de passageiros melhorou após ele começar a aceitar máquina de cartão. “É uma tendência, não tem como ficar sem”, afirma. Ele já providenciou também o carregador.
Para Roque, além da vantagem de facilitar o pagamento, o uso da máquina melhora a segurança. “Se todos aderissem, não seríamos tão alvos de assaltos, porque o taxista ainda anda com dinheiro em espécie. Ficaríamos menos expostos”, afirma.
Contra a obrigatoriedade
Jonatas Souza, 53, também já aceita pagamento eletrônico. Porém, ele reclama da norma imposta aos taxistas. “Não sou contra a máquina, mas sou contra a obrigatoriedade”, diz.
De acordo com Souza, uma desvantagem é ter de receber no crédito, pois às vezes o pagamento demora a cair.
Outro taxista a torcer o nariz para a imposição da norma é Izaltino Januário, 79. Ele comprou a máquina de cartão, mas ainda não tem o carregador. “Resolvi ter [a máquina] há uns quatro meses, mas não devia ser obrigatória”, diz.
Segurança nos pagamentos
Entre os fatores considerados para a determinação das novas regras, segundo a prefeitura, está “a necessidade de aprimorar a segurança nos procedimentos de pagamento".
Alexandre Magnani, diretor de Novos Negócios do PagSeguro, empresa do UOL, diz que há vantagens para o taxista e para o cliente. “Além de dar a segurança para o taxista, que não precisa ficar guardando dinheiro dentro do táxi, o pagamento eletrônico melhora a conveniência para o cliente, porque facilita a questão do troco”, afirma.
Para aceitar cartões, o taxista pode firmar parcerias. O mercado tem empresas que oferecem o aluguel de leitores de cartão, como a Rede e a Cielo. Outra opção é comprar o aparelho, como oferece o PagSeguro.
As três empresas também oferecem leitores de cartão que funcionam ligados ao celular ou ao tablet do motorista. Neste caso, o taxista utiliza um leitor que é acoplado ao aparelho com acesso à internet.
Pagando pelo celular
O taxista pode fazer ainda cadastro em empresas de aplicativos de celular, como o Vá de Táxi (do UOL e da Porto Seguro), o 99Taxis, e o Easy Taxi, que permitem o pagamento por cartão de crédito.
Para utilizar os serviços, o passageiro precisa baixar o aplicativo de sua preferência e cadastrar o número de seu cartão de crédito. Depois, quando solicitar um táxi pelo aplicativo, o cliente pode escolher a opção de pagamento em seu celular. O taxista que quiser se associar aos serviços, além de baixar o aplicativo, deve fazer o cadastramento na empresa.
Reclamações
Os passageiros podem fazer suas reclamações sobre táxis fora da norma ao Departamento de Transportes Públicos (DTP):
- por email: dtpsac@prefeitura.sp.gov.br;
- pelos telefones: (11) 2692-3302; 2291-5416; 2692-4094;
- pelo telefone 156;
- ou pelo aplicativo WhatsApp: 97205-7142.
Para fazer a denúncia, é preciso informar a placa do veículo táxi e o horário da ocorrência. "A fiscalização irá verificar a veracidade de toda e qualquer denúncia checando se o taxista disponibiliza meios de pagamentos eletrônicos", informa o DTP.
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