Grapette ganha visual retrô e quer explorar volta ao sabor da infância
Seu slogan ficou famoso: "Quem bebe Grapette repete". O clássico refrigerante sabor framboesa, popular nos anos 60 e 70, nunca deixou de ser produzido, mas era encontrado em poucos lugares do país a partir dos anos 80. Agora está envolvido em novos projetos e quer aproveitar o saudosismo para crescer.
A gestora de marcas de bebidas LovBev é a administradora da marca no Estado do Rio de Janeiro desde o ano passado. Nesse período, o Grapette recebeu R$ 1 milhão em investimentos, que incluíram modernização das embalagens e desenvolvimento de uma nova identidade visual.
"Mantivemos o mesmo logotipo e formato retorcido da garrafa, pois queremos aproveitar a nostalgia que o produto causa nas pessoas", diz Cláudio Rodrigues Filho, CEO da LovBev.
Por enquanto, as mudanças, incluindo a embalagem, valem só para o Rio de Janeiro, mas há possibilidade de chegar ao restante do país, declara Rodrigues.
A bebida americana veio ao Brasil na década de 1940, trazida pela Companhia de Refrigerantes Guanabara, e hoje é fabricada pela Grapette do Brasil. A LovBev é responsável pela gestão da marca no Rio.
"Gosto de férias na casa da avó"
A estratégia inicial é reconquistar antigos consumidores com o Grapette Classic, nas versões tradicional e zero, em pet de 290ml e 2 litros.
Um dos saudosistas é o empresário carioca Leandro Pereira, 40, que voltou a comprar Grapette e diz que a bebida tem, para ele, gosto de infância. “Eu tinha uns 10 ou 11 anos, minha mãe sempre comprava para a gente beber no lanche. Grapette pra mim tem gosto de férias na casa da minha avó, em Teresópolis”, diz.
Até o final do primeiro semestre deste ano, a LovBev prevê lançar o Grapette em lata, uma aposta para entrar em áreas mais nobres, como a zona sul da cidade. “Hoje, estamos presentes em 40 mil pontos de venda em todo o Estado. Queremos ampliar esses números em pelo menos 50%”, declara o CEO.
Marca deve lançar sucos
De olho na segunda geração de consumidores, com forte apelo de consumo mais saudável, a empresa criou subdivisões do Grapette e pretende entrar no mercado de naturais, investindo em sucos integrais e néctar de uva e berries.
“Precisamos seduzi-los com um novo discurso. Mantendo a marca e todos os seus pontos positivos, mas, a longo prazo, criando uma renovação da nossa base de clientes”, afirma Rodrigues.
Relembre abaixo anúncios clássicos do Grapette:
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