IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Meta é diminuir imposto, mas agora pode ser preciso aumentar, diz Meirelles

Do UOL, em São Paulo

13/05/2016 12h29

O ministro da Fazenda do governo Michel Temer, Henrique Meirelles, disse, em seu primeiro pronunciamento e entrevista coletiva no cargo, que a meta do governo é diminuir impostos, mas agora pode ser preciso criar mais um.

Ele respondeu a uma questão de um jornalista sobre a proposta de retomar a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), mesma medida que o governo Dilma cogitou aplicar, e pela qual foi muito criticado.

"O Brasil tem muitos impostos. A meta é diminuir o nível de tributação da sociedade. Dito isso, a prioridade hoje é diminuir a dívida pública. Se houver necessidade de um tributo, ele será aplicado, mas temporário", afirmou Meirelles.

Ele voltou a reconhecer que o brasileiro paga muitos impostos, mas que a necessidade agora é outra. "Sabemos que a tributação é elevada, uma das maiores entre os países emergentes. A meta é a diminuição do nível tributário. No entanto, a prioridade é a dívida pública e seu crescimento a níveis sustentáveis. Um novo imposto será temporário. Se for necessário", declarou nesta sexta-feira (13). 

O novo ministro não quis detalhar nenhuma medida concreta. Ele afirmou que só quer divulgar atos quando tiver certeza de que serão viáveis e tiveram chance de aprovação no Congresso.

Nova equipe

Durante a entrevista, Meirelles disse que também que Tarcísio Godoy será o novo secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Segundo Meirelles, outros nomes da equipe serão anunciados na próxima segunda-feira (16).

Temer promete manter o Bolsa Família e a Lava Jato

UOL Notícias