Ilan Goldfajn toma posse na presidência do Banco Central
O novo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, tomou posse no fim da tarde desta quinta-feira (9), em cerimônia no Palácio do Planalto.
Ao lado de Goldfajn e do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o presidente interino, Michel Temer, assinou o termo de posse em uma rápida solenidade, fechada à imprensa.
O evento, marcado para as 17h para evitar ruídos no mercado financeiro, foi realizado de forma simples, a pedido do próprio Goldfajn, sem discursos.
Na próxima segunda-feira (13), o agora ex-presidente do BC, Alexandre Tombini, transmite o cargo à nova autoridade monetária do país. Tombini estava no cargo desde o primeiro ano do governo Dilma Rousseff, em 2011.
Goldfajn assume o comando do BC com o objetivo de trazer a inflação para o centro da meta, hoje em 4,5% ao ano. Nesta semana, sua indicação foi aprovada pelos senadores após ele participar de uma sabatina na qual prometeu rigor no combate à inflação e contribuir para a recuperação do crescimento econômico.
Na condição de presidente do Banco Central, Goldfajn vai coordenar a política monetária e cambial do país. O economista já foi diretor de Política Econômica do BC entre 2000 e 2003, na gestão de Armínio Fraga. Antes de ser indicado, era economista-chefe do Itaú Unibanco e sócio da instituição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.