Greve cancela três voos no Brasil, e Air France promete devolver dinheiro
A Air France afirma que a greve de pilotos afetará pelo menos três voos no Brasil no início desta semana. Até agora, um voo foi cancelado nesta segunda-feira (13) e dois que estavam programados para terça-feira (14).
A empresa diz que os demais voos não devem sofrer mudanças, mas alerta ainda que "pode haver cancelamentos de última hora e atrasos".
Os voos cancelados são:
- AF457, que sairia de Guarulhos (SP) às 15h45 e chegaria ao aeroporto Charles de Gaule, em Paris às 8h de terça-feira (horário local)
- AF520, que sairia do aeroporto Charles de Gaule às 13h30 de terça-feira (14) e chegaria a Brasília às 19h35
- AF515, que sairia de Brasília às 22h30 de terça-feira (14) e chegaria ao aeroporto Charles de Gaule às 14h10 da quarta-feira (horário local)
Dinheiro será reembolsado
Os passageiros que tiveram voos cancelados por causa da greve podem mudar as passagens para outros voos ou receber o dinheiro de volta, de acordo com a Air France.
O reembolso pode ser pedido pelo site (http://zip.net/bxtnyq); pelos telefones 4003-9955 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 888 9955 (demais locais); pelo Twitter, usando a hashtag #AirFrance ou na página da companhia no Facebook (www.facebook.com/airfrance/).
A Air France também afirma que quem tem voo reservado até 14 de junho, período previsto para a greve, pode mudar a viagem, tendo o voo sido cancelado ou não, sem pagar a mais. Para isso, deve utilizar os mesmos canais de comunicação.
A Air France afirma que os clientes serão informados sobre mudanças na programação, mas recomenda a quem comprou passagem que verifique o status do voo no site http://zip.net/bxtnyq (link encurtado e seguro), antes de seguir para o aeroporto.
Tráfego na segunda e terça
Segundo a companhia, 27% dos pilotos estão em greve. A paralisação começou no sábado (11) e deve seguir até esta terça (14).
Para esta segunda-feira, a Air France espera operar 79% de seus voos, sendo 85% dos de longa distância no mundo, 85% dos domésticos e 72% das rotas de média distância de e para o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.
Na terça-feira, a companhia espera operar 80% de seus voos, sendo 85% dos de longa distância no mundo, 80% dos domésticos e 75% das rotas de média distância de e para o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.
Voos Air France operados por aviões de outras companhias aéreas, incluindo HOP!, KLM e Delta, não são afetados pela greve, segundo a empresa.
Redução salarial
Os três sindicatos organizadores do protesto se queixam, sobretudo, das novas regras de pagamento aplicadas desde o início do mês e do que consideram um desequilíbrio na divisão da atividade em favor de seus sócios holandeses da KLM e em detrimento da Air France.
As paralisações estão coincidindo com os primeiros dias da Eurocopa, que será realizada na França até o próximo dia 10 de julho.
A França também vive novos protestos nestes dias, mas para reivindicar mudanças na reforma trabalhista do governo do presidente François Hollande, que afetam especialmente ferrovias, coleta de lixo em algumas cidades, portos e abastecimento de combustível.
(Com agência de notícias Efe)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.