IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta sexta, 15 de julho

Vinícius Garcia

Do UOL, em São Paulo

15/07/2016 20h20

Mercado financeiro

A Bolsa de São Paulo subiu 0,18%, com 55.788,24 pontos. A alta foi puxada pelas ações do Banco do Brasil e da elétrica Cesp. Este é o maior valor de fechamento da Bovespa desde maio de 2015. A Bolsa termina a semana com valorização de 4,59%.

No mercado de câmbio, o dólar caiu 0,16%, cotado em R$ 3,254. Esta é a quarta baixa seguida da moeda americana, que encerra a semana com queda de 1,22%. No ano, o dólar desvalorizou 17,57%.

Leia mais
 

Cartas mais caras?

Em estratégia para diminuir as despesas, a nova administração dos Correios estuda acabar com o subsídio a tarifas da empresa. O comando da estatal negocia com o Ministério da Fazenda a revisão da tarifa até o fim deste ano.

Para os Correios, o serviço de envio de cartas não garante o equilíbrio financeiro da operação. Daí o entendimento de que há um subsídio neste serviço. Oficialmente a empresa não prevê o reajuste em 2016.

Leia mais
 

Repasse menor

A Caixa negocia com o governo reduzir para 25% o percentual dos lucros que repassa à União. A medida tem como objetivo fortalecer o capital do banco estatal. Por outro lado, a ação pode complicar as contas do governo.

As informações são do presidente-executivo da Caixa, Gilberto Occhi.

Leia mais
 

Gigante asiático

O PIB da China saltou 6,7% no segundo trimestre deste ano sobre o mesmo período de 2015. Já na comparação com os primeiros três meses do ano, a economia chinesa cresceu 1,8%.

O índice ficou 0,1 ponto percentual maior do que o 6,6% esperado pelos analistas em 12 meses. Os números são da agência de estatísticas da China.

Leia mais
 

Não há vagas

Depois de fechar 7.500 postos de trabalho em maio, a indústria paulista cortou outras 16,5 mil vagas em junho. O resultado representa uma retração de 0,73% no Estado em relação ao mês anterior.

No primeiro semestre, o setor demitiu 57,5 mil pessoas, contra 62,5 mil no mesmo período do ano passado. Os números são da Fiesp, que estima ainda que 165 mil vagas de trabalho vão ser fechadas na indústria paulista até o fim do ano.

Leia mais
 

Já está valendo

Um dia após a aprovação do Senado, a lei que permite usar parte dos recursos do FGTS como garantia de empréstimo consignado já está em vigor. A lei foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

Agora, o empregado poderá oferecer garantia de até 10% do saldo de sua conta vinculado no FGTS e até 100% da multa paga pelo empregador nas operações de crédito consignado. Isso nos casos de despedida sem justa causa, por culpa recíproca ou força  maior.

Leia mais
 

Agenda

Na segunda-feira, o Banco Central divulga o Boletim Focus. Já o Ministério do Desenvolvimento anuncia o resultado da balança comercial da semana anterior.

Também na segunda, a Fundação Getúlio Vargas divulga o Índice de Preços ao Consumidor da 2ª Quadrissemana de julho.