IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta segunda, 29 de agosto

Alexander Vestri

Do UOL, em São Paulo

29/08/2016 19h40

Mercado financeiro

A Bolsa fechou em alta de 1,55%, com 58.610,39 pontos. Com isso, a Bovespa acumula valorização de 2,27% no mês e de 35,2% no ano.

A sessão de hoje foi influenciada, principalmente, pela alta das ações da Petrobras, da Vale e dos bancos. O destaque vai para os papeis do Banco do Brasil, que valorizaram 4%.

No mercado de câmbio, o dólar caiu 1,21%, cotado em R$ 3,232, após duas altas seguidas.

Leia mais



Projeções para a economia

Economistas consultados pelo Banco Central melhoraram a estimativa para o PIB, mas pioraram a projeção de inflação para o fim de 2016.

A estimativa é que a economia encolha 3,16%, contra queda de 3,20% na projeção anterior. Já a inflação esperada aumentou de 7,31% para 7,34%.

Leia mais



Saindo do fundo do poço

A economia começou a dar sinais de reação depois de chegar ao fundo do poço. É o que mostra um levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Dos 10 principais setores que fazem a roda do crescimento girar, 7 já esboçam recuperação no segundo trimestre, principalmente a indústria.

A expectativa é que os dados oficiais do PIB, que vão ser divulgados nesta semana, já apontem uma retração menor da economia, perto de 0,2%. Mas especialistas defendem que o governo precisa fazer ajuste fiscal nas contas públicas para a economia continuar no caminho da recuperação.

Leia mais



É preciso paciência

Embora o cenário comece a melhorar para a indústria de forma geral, um crescimento da produção do setor só deve acontecer no ano que vem.

De acordo com analistas consultados pelo Banco Central, a expectativa para a produção industrial é de uma alta de 1,05% em 2017. Neste ano, os economistas estimam uma retração de 5,95%.

Leia mais



Confiança da indústria

O índice que mede a confiança da indústria brasileira caiu em agosto, depois de cinco altas seguidas. Os dados são da FGV.

O ICI caiu 1,0 ponto, para 86,1 pontos em agosto, mas acumula ganho de 12,4 pontos entre março e julho. O resultado em agosto foi influenciado pela piora nas expectativas em relação aos próximos meses.

Leia mais




Agenda

Amanhã vai ser o primeiro dia da reunião do Comitê de Política Monetária para decidir o novo patamar da taxa básica de juros da economia (Selic).

Também vai ser divulgado o resultado do IGP-M de agosto, pela FGV. O índice é usado no reajuste dos alugueis.

O IBGE vai divulgar os dados de desemprego de julho, referentes à pesquisa Pnad Contínua.