Bancos anunciam redução de juros após BC cortar taxa básica a 9,25%
Ao menos quatro dos principais bancos brasileiros --Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Santander e Bradesco -- anunciaram que vão baixar as taxas de juros de algumas de suas linhas de crédito. A decisão veio logo após o Banco Central cortar a taxa básica de juros (Selic) de 10,25% para 9,25% ao ano nesta quarta-feira (26).
A Selic é a taxa básica da economia e serve de referência para outras taxas de juros (financiamentos) e para remunerar investimentos corrigidos por ela. Ela não representa exatamente os juros cobrados dos consumidores, que são muito mais altos.
Desde o final de 2016 o governo vem pressionando para que os bancos reduzam os juros. Uma das medidas adotadas foi limitar o uso do rotativo do cartão a 30 dias, que entrou em vigor em abril. Com isso, os juros só poderão ser cobrados até o vencimento da fatura seguinte, e não jogados para frente como era feito.
Segundo os últimos dados divulgados pelo BC, a taxa de juros do cheque especial em maio era de 325,1% ao ano. Já os juros do rotativo do cartão de crédito eram de 363,3% ao ano.
Confira as reduções anunciadas em cada banco:
Banco do Brasil
Juros para consumidores:
- Financiamento imobiliário: as taxas que estavam entre 9,99% e 10,94% caíram para a faixa entre 9,74% e 10,69% ao ano em empréstimos pelo SFH (Sistema Financeiro da Habitação); na carteira hipotecária, as taxas passaram de 10,90% a 11,99% para o intervalo entre 10,65% e 11,74% ao ano
- Cheque especial: redução de de 4,31% para 2,20% ao mês na taxa mínima
- CDC (Crédito Direto ao Consumidor): queda de 1,97% para 1,79% ao mês na taxa mínima
Juros para empresas:
- Cheque Ouro Empresarial PJ e Giro Rápido Empresa: baixa de 8,33% para 8,28% ao mês na taxa mínima, e de 13,5% para 13,45% ao mês na máxima
As novas taxas entram em vigor na próxima segunda-feira (31), de acordo com o banco.
Itaú Unibanco
O Itaú informou que repassará integralmente o corte de 1 ponto percentual feito pelo BC em suas linhas de crédito. As novas taxas passam a valer a partir da próxima terça-feira (1º), segundo o banco.
Juros para consumidores
O banco afirma que reduzirá os juros do financiamento de veículos.
Juros para empresas
Haverá redução nas taxas do empréstimo pessoal e cheque especial. No caso de micro e pequenas empresas, serão alteradas as taxas do capital giro.
Santander
O banco havia se antecipado à decisão do BC e anunciado redução em suas taxas de juros na última segunda-feira (24). As novas taxas entram em vigor a partir desta quinta-feira (27).
Juros para pessoas físicas:
- Crédito pessoal: taxa mínima cairá de 1,89% para 1,79% ao mês
- Cheque especial: passará de 2,39% para 2,29% ao mês na taxa mínima
- Financiamento de veículos: taxa mínima reduzida de 1,25% para 1,20% ao mês
Bradesco
O Bradesco afirmou que "vai repassar o corte de 1 ponto porcentual da taxa Selic para as principais linhas de crédito de pessoa física e pessoa jurídica", mas não detalhou quais são as linhas nem quando a redução entrará em vigor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.