IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras anuncia alta de 12,2% no preço do gás de cozinha

Victor Moriyama/Folhapress
Imagem: Victor Moriyama/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

05/09/2017 11h21

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (5) que vai aumentar em 12,2%, em média, o preço do gás de cozinha vendido em botijões de até 13 kg nas refinarias. O reajuste entra em vigor à zero hora desta quarta-feira (6), segundo a estatal.

Segundo a empresa, o aumento foi causado por estoques muito baixos e eventos extraordinários, como os impactos do furacão Harvey na maior região exportadora mundial de gás liquefeito de petróleo, nos Estados Unidos. 

Se for integralmente repassado aos preços ao consumidor, a companhia estima que o preço do botijão gás pode subir 4,2%, ou cerca de R$ 2,44 por botijão, isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos. 

O aumento do preço nas refinarias pode ou não se refletir no preço final ao consumidor, de acordo com a Petrobras. Isso dependerá de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores.

Em outro comunicado, a empresa informou aumento de 2,5% nos preços de comercialização às distribuidoras do gás destinado aos usos industrial e comercial, em alta válida também a partir de quarta-feira.

(Com Reuters)