ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Economistas mantêm previsão para inflação, PIB e juros, diz BC

Do UOL, em São Paulo

20/11/2017 09h07

Economistas consultados pelo Banco Central mantiveram as estimativas de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), inflação e juros no final do ano. 

Veja as projeções para 2017 do Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (20) pelo BC:

  • PIB: mantido em 0,73%;
  • Inflação: mantido em 3,09%;
  • Taxa de juros: mantida em 7% ao ano;
  • Dólar: subiu de R$ 3,20 para R$ 3,25.

A projeção de 3,09% deixaria a inflação abaixo do centro da meta do governo. O objetivo é manter a inflação em 4,5% ao ano, com uma tolerância de 1,5 ponto para mais ou menos (ou seja, variando de 3% a 6%). 

Em outubro, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial no país, foi de 0,42% e alcançou 2,7% em 12 meses.

Para manter o nível de inflação esperado, o governo faz uso da política monetária, por meio da taxa básica de juros, a Selic. 

No final do mês passado, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu cortar a taxa básica de juros (Selic) pela nova vez seguida. A Selic caiu 7,5% ano. 

Entenda o que é o boletim Focus

Toda semana, o BC divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas de economistas para os principais indicadores econômicos do país.

Mais de 100 instituições são ouvidas e, excluindo os valores extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros.

Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados, desprezando os menores e os maiores valores.

(Com Reuters)

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia