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Panetones têm mais opção integral e recheio de pão de mel e cream cheese

Juliana Kirihata

Do UOL, em São Paulo

19/09/2018 04h00

Com mais opções integrais e recheios inusitados, como cream cheese, pão de mel e cranberry com chocolate, os panetones do Natal 2018 já começam a chegar às prateleiras do país a partir deste mês.

Apesar de lançamentos com diferentes sabores e versões com apelo mais saudável, os panetones tradicionais de frutas e gotas de chocolate ainda têm o maior peso nas vendas no Brasil. Segundo pesquisa da consultoria Kantar WorldPanel, esses sabores representaram 78,2% das vendas entre novembro de 2017 e janeiro deste ano.

A pesquisa foi divulgada na terça-feira (18) durante o Salão do Panetone 2018, em São Paulo, que trouxe as novidades do setor. 

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Integral e sobremesa

A Romanato, que produziu cerca de 15 milhões de panetones no ano passado, espera chegar aos 18 milhões em 2018. Segundo Romulo Romanato, um dos donos da empresa, uma das apostas da marca neste ano é o panetone 7 Grãos (400 g), que tem entre os ingredientes quinoa vermelha, linhaça e uva passa branca. O produto tem preço sugerido de R$ 14,90.

Outra empresa que está lançando neste ano sua versão integral de panetone é a Panco. "A gente identificou que o mercado integral vem crescendo muito", disse Paula Fava, gerente de marketing da empresa. O preço do panetone Integral, com 400 g, varia de R$ 18 a R$ 20 (depende da loja). 

As empresas trazem também várias opções recheadas e com "cara de sobremesa". A Ofner, por exemplo, vai vender em suas lojas o panetone Red Velvet (1 kg), com massa avermelhada e recheio de cream cheese. O preço sugerido do produto é de R$ 93,90. 

A Romanato também lança neste ano os panetones recheados nos sabores pão de mel e marshmallow (400 g, R$ 20), enquanto a Nestlé traz como novidade a linha Frutas Especiais, com duas opções de panetone: o de cranberry e chocolate meio amargo e o de damasco, amêndoas e chocolate meio amargo (400 g, R$ 25,40). 

Panetones mais caros

Segundo o presidente da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), Claudio Zanão, deve haver uma alta nos preços dos panetones de até 10% neste Natal em relação ao ano passado.

Um dos principais motivos para o aumento é alta do dólar, que impacta o preço da farinha de trigo. 

39 mil toneladas de panetone

De acordo com a Abimapi, foram vendidas 39 mil toneladas de panetone entre novembro do ano passado e janeiro deste ano. O resultado representou alta de 13% na comparação anual. Neste ano, a expectativa é de alta de 8%. 

Em faturamento, a categoria movimentou R$ 600 milhões no Natal do ano passado, segundo a associação, e a previsão para este ano é de crescimento de cerca de 13%. 

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