Topo

Avianca afirma que manterá todos os voos programados

Diego Padgurschi /UOL
Imagem: Diego Padgurschi /UOL

Do UOL, em São Paulo

2018-12-11T22:21:55

11/12/2018 22h21

A Avianca Brasil confirmou na noite desta terça-feira (11) que protocolou pedido de recuperação judicial e afirmou que suas operações não serão afetadas pela medida.

"Os passageiros podem ter absoluta tranquilidade em fazer suas reservas e adquirir seus bilhetes, pois todas as vendas serão honradas e os voos, mantidos", afirmou a empresa aérea em nota.

De acordo com a Avianca, a decisão de solicitar a recuperação judicial foi tomada "devido à resistência de arrendadores de suas aeronaves a chegar um acordo amigável".

Segundo a companhia, o pedido de recuperação permitirá que ela continue funcionando normalmente. "Como primeira decisão da Justiça, [a empresa] teve seus pedidos garantidos, como a liberação de sua frota para o cumprimento de todos os voos programados, nos aeroportos onde opera." 

Pressão de credores

Pelo menos três empresas procuraram a Justiça para pedir a devolução de aeronaves pela Avianca, segundo o jornal "Folha de S.Paulo". O caso mais recente seria o da irlandesa Constitution Aircraft, que teria conseguido liminar para retomar 11 aviões.

Citando balanço apresentado à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o jornal afirma que, em junho, a empresa tinha R$ 1,168 bilhão em dívidas com vencimento no prazo de um ano.

Na ocasião, a Avianca negou que fosse pedir recuperação judicial e afirmou que a reestruturação da sua malha, com redução no número de aviões, estava prevista desde agosto. Também disse que suas operações não seriam afetadas.

Leia a íntegra da nota divulgada pela empresa:

A Avianca Brasil comunica que, devido à resistência de arrendadores de suas aeronaves a um acordo amigável, entrou com um pedido de recuperação judicial para proteger os seus clientes e passageiros. Como primeira decisão da Justiça, teve seus pedidos garantidos, como a liberação de sua frota para o cumprimento de todos os voos programados, nos aeroportos onde opera. 

A companhia reforça que suas operações não serão afetadas. Os passageiros podem ter absoluta tranquilidade em fazer suas reservas e adquirir seus bilhetes, pois todas as vendas serão honradas e os voos mantidos.

A Avianca Brasil continuará atendendo todos clientes, voando para todos os destinos com a qualidade e excelência pela qual é conhecida.

Como é o teste de um avião novo, que inclui até queda de barriga

Mais Economia