IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Em um ano, tempo médio para abrir empresa cai de 8 para 5 dias, diz Receita

Da Agência Brasil

19/12/2018 16h51

O tempo médio de abertura de empresas no Brasil caiu de cerca de oito dias no último trimestre de 2017 para cinco dias no mesmo período deste ano. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (19) pela Receita Federal.

Houve um aumento de 20% no número de empresas abertas em até três dias. Além disso, a quantidade de empresas que levaram mais de sete dias para serem registradas caiu 30%. Para o prazo entre três e cinco dias foi mantido o percentual de 22% na comparação com o ano passado último trimestre de 2017 com o mesmo período deste ano.

Novo portal para o empreendedor

A Receita destacou que, neste ano, entrou no ar o novo Portal da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que está se tornando a janela única dos órgãos do grupo para interação com o cidadão empreendedor.

"O lançamento da área do usuário marca uma mudança no paradigma da relação do cidadão com a Redesim. Esse é o primeiro passo para que sejam acessados, com uma única senha e em um único local, todos os sistemas envolvidos nas diversas esferas de governo", diz a Receita.

De acordo com a Receita, desde julho de 2018, quando foi implantado o Portal da Redesim, foram contabilizados cerca de oito milhões de acessos. A nova versão da área do usuário, implantada em 10 de dezembro, recebeu, nos primeiros quatro dias, mais de 350 mil acessos e 65 mil novos cadastros.

A Redesim, criada pela Lei nº 11.598, de 3 de dezembro de 2007, é composta por diversos órgãos que integram o processo de registro e de legalização de pessoas jurídicas, entre entidades federais, estaduais e municipais.

São mais de 3.000 municípios integrados a esta grande rede, abrangendo cerca de 85% das pessoas jurídicas ativas do país, de acordo com a Receita Federal.