IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Quer ter um negócio para se dedicar meio período? Veja 10 opções e cuidados

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/11/2018 04h04

Você é daqueles que sonha em ter seu próprio negócio, mas não quer abrir mão do emprego fixo atual? Uma alternativa são as franquias com modelo de meio período. Ou seja, você precisa dedicar algumas horas do seu dia para tocar o negócio.

Antes de decidir, o candidato a franqueado deve colocar na balança quais as perdas e os ganhos de ter um negócio em tempo parcial, segundo Eliane Bernardino, presidente da Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio).

"Por um lado, você tem a flexibilidade de horário e, geralmente, a vantagem de trabalhar em casa. Por outro, é preciso ver se os rendimentos dessa dedicação em tempo parcial vão atender às suas expectativas e se serão compatíveis com o investimento realizado", afirmou.

Leia também:

Segundo ela, há uma diversificação de modelos de negócios em franchising, entre eles a franquia digital, na qual o franqueado trabalha pelo computador, de qualquer lugar e com horário flexível. "Em geral, o franqueado atua na ativação, captação e fidelização de clientes", disse.

Especialistas alertam que é preciso tomar alguns cuidados com franquias de baixo valor. Um risco comum que se corre ao comprar franquias baratas é o franqueado se tornar, na prática, um vendedor dos produtos da franqueadora, e ainda pagar taxas altas para isso.

O UOL selecionou dez franquias que oferecem flexibilidade de horário e modelo home office. Todas as informações foram fornecidas pelas empresas.

1) Mister Fix Reparos e Manutenções

É uma rede de franquias especializada em pequenos reparos e manutenções residencial e predial, como serviços de pedreiro, eletricista, pintor e encanador. O franqueado faz seu próprio horário, no modelo home office. Hoje, a marca tem 15 unidades franqueadas, e a meta é inaugurar mais 48 em um ano.

  • Investimento inicial: R$ 9.000 (inclui taxa de franquia, capital de giro, materiais e ferramentas iniciais)
  • Royalties: R$ 450 por mês (primeiros 12 meses) e R$ 750 por mês (a partir do 13º mês de operação)
  • Taxa de publicidade: isento
  • Faturamento médio mensal: R$ 13 mil
  • Lucro médio mensal: 50% a 60% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 3 a 5 meses
  • Site - https://www.misterfixsolucoes.com.br/franquia-mister-fix/

2) Cão Cidadão

Criada em 1998, é uma empresa especializada em adestramento em domicílio e em consultas de comportamento de cães e gatos. Tem hoje cerca de cem franqueados em 12 estados. O franqueado não precisa ter experiência prévia na área de comportamento animal, nem local fixo para atuar. O atendimento acontece na casa do cliente.

Os candidatos a franqueados passam por um processo seletivo, com provas teóricas e práticas. Se aprovados, recebem um treinamento profissionalizante e devem cumprir uma carga horária de estágio, acompanhando franqueados da rede.

  • Investimento inicial: R$ 9.500 (inclui treinamento profissionalizante em São Paulo. Custos com hospedagem e transporte, se necessários, são de responsabilidade do franqueado)
  • Royalties: 20% do faturamento por mês
  • Taxa de publicidade: 10% do faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: de R$ 6.000 a R$ 14 mil
  • Lucro médio mensal: de R$ 4.000 a R$ 9.000
  • Prazo de retorno: de 4 a 6 meses
  • Site - http://caocidadao.com.br/franquia-cao-cidadao/

3) Little Kickers

É uma rede de origem britânica que ensina inglês e futebol ao mesmo tempo, dentro da mesma aula, para crianças de 18 meses a 7 anos. Nas aulas, há dois treinadores capacitados: um fala 100% em inglês com os alunos, e o outro é especializado em educação física. As turmas são divididas por faixa etária, e as aulas podem ser ministradas em escolas, parques e condomínios, por exemplo.

A empresa tem hoje 28 unidades, sendo uma própria (sede em Porto Alegre) e 27 franquias (modelo home office). A franquia usa o espaço do cliente para as aulas. O franqueado não precisa ser da área de educação. É responsável pela parte comercial, relacionamento com os pais e marketing. Os professores são contratados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 14 mil (inclui taxa de franquia, capital de giro, e bolas e traves para as aulas)
  • Royalties: 10% por mês sobre o faturamento
  • Taxa de publicidade: 1,5% por mês sobre o faturamento
  • Faturamento médio mensal: R$ 17 mil
  • Lucro médio mensal: de 40% a 50%
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
  • Site - https://www.lkfc.com.br/franchising

4) Limpeza com Zelo

Criada em 2002, é uma rede especializada em limpeza residencial. O franqueado tem horários flexíveis, com liberdade de adaptar a sua agenda de acordo com a necessidade do cliente. Ele precisa ser MEI (microempreendedor individual). Hoje, a rede tem seis lojas e 15 franqueados MEI (home based).

  • Investimento inicial (home based): R$ 15 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: 5% do faturamento por mês
  • Taxa de publicidade: 5% do faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 7.000
  • Lucro médio mensal: R$ 4.000
  • Prazo de retorno: seis meses
  • Site - http://limpezacomzelo.com.br/seja-um-franqueado/

5) Rede Franchising Group

É uma rede de escritórios de consultoria para franquias. Segundo a empresa, o franqueado atua no modelo home office, prestando serviços de formatação, expansão e gestão de redes de franquias na sua região, sempre atuando em conjunto com o corpo técnico da Rede Franchising Group. O franqueado pode utilizar também escritórios da empresa em São Paulo e em Porto Alegre (RS).

A empresa tem hoje 12 unidades no país e três no exterior. Até o final deste ano, a meta é abrir mais oito unidades franqueadas.

  • Investimento inicial: R$ 19 mil (inclui taxa de franquia)
  • Royalties: 20% do faturamento por mês
  • Taxa de publicidade: 1% do faturamento anual
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 10 meses
  • Site - http://www.franchisinggroup.com.br/seja-um-franqueado/

6) Meu Dever de Casa

Criada em 2014, é uma rede especializada em reforço escolar usando conceitos da neuroeducação, que combina neurociência, psicologia e educação. As sessões de estudo, por exemplo, são realizadas em ambientes com perfumes e músicas adequados, o que, segundo a empresa, ajuda no processo de concentração e torna a aprendizagem mais eficaz. O franqueado passa por treinamento para atuar como coach e pode trabalhar em casa. A rede tem hoje 21 franquias.

  • Investimento inicial (home based): R$ 25 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro)
  • Royalties: R$ 350 por mês (isento nos primeiros três meses)
  • Taxa de publicidade: R$ 350 por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 7.000
  • Prazo de retorno: de oito a dez meses
  • Site - http://meudeverdecasa.com.br/seja-um-franqueado/

7) Solar Prime

É uma rede de franquia especializada em construção de pequenas, médias e grandes usinas geradoras de energia solar. Conta hoje com 120 franquias em 20 estados.

A empresa tem quatro modelos de negócios, entre eles o home office, no qual o franqueado pode trabalhar de casa, com flexibilidade de horário, com a captação de clientes. Segundo a Solar Prime, o franqueado não precisa ter conhecimentos técnicos sobre energia elétrica ou fotovoltaica. Ele recebe treinamento e suporte da empresa.

  • Investimento inicial (home office): R$ 27,9 mil (inclui taxa de franquia, equipamentos, marketing inaugural e capital de giro)
  • Royalties: 5% do faturamento por mês
  • Taxa de publicidade: 2% do faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 110 mil
  • Lucro médio mensal: 17% ou R$ 18,7 mil
  • Prazo de retorno: de três a sete meses
  • Site - http://solarprime.com.br/franquias/home

8) Inoivando Franquias

É uma rede de franquia de marketing digital para o segmento de casamentos e eventos para noivas, atuando apenas no modelo home office. Segundo a empresa, o franqueado só precisa ter um computador, telefone e internet para trabalhar.

O franqueado deverá prospectar prestadores de serviços para casamentos, como aluguel de carros, decoração, bandas e bufê, e ajudá-los a fazer a gestão de seus negócios, por meio de divulgação, posts impulsionados nas redes sociais e disparos de email-marketing para noivas cadastradas, entre outras ações.

A marca oferece planos de assinatura aos clientes, e o franqueado fica com 90% do valor vendido, repassando 10% para a franqueadora (7% de royalties + 3% de taxa de publicidade). A empresa tem hoje cinco unidades, sendo uma própria e quatro franqueadas. A meta é chegar a 12 franquias até o final deste ano.

  • Investimento inicial: R$ 32,8 mil (inclui taxa de franquia, instalação do sistema, papelaria inicial e capital de giro).
  • Royalties: 7% do faturamento por mês
  • Taxa de publicidade: 3% do faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: de R$ 5.000 a R$ 15 mil
  • Lucro médio mensal: 13% (primeiro ano) e até 53% (a partir do segundo ano) sobre o faturamento
  • Prazo de retorno: 16 meses
  • Site - http://franquia.inoivando.com.br/

9) Pilão Professional

Administrada pela SL Cafés do Brasil Professional, a Pilão Professional atua no segmento de alimentação, com o fornecimento de máquinas de bebidas quentes para estabelecimentos diversos, como lanchonetes, empresas, hotéis, padarias e outros. O franqueado administra dez máquinas alocadas nesses estabelecimentos. A rede tem hoje 75 franquias.

  • Investimento inicial: a partir R$ 40 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro)
  • Royalties: 5% do faturamento por mês
  • Taxa de publicidade: 2% do faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 3.500
  • Prazo de retorno: de 12 a 15 meses
  • Site - https://pilaoprofessional.com.br/franquia-de-baixo-investimento.php

10) Bend & Roll

É uma rede especializada em crepes e panquecas. São 40 sabores diferentes de crepes franceses e panquecas de chapa (é tostada na chapa em vez de ir ao forno). A rede conta com quatro unidades.

A Bend & Roll oferece três modelos de franquia: loja de rua, loja de centros comerciais e loja compacta (voltada principalmente para o delivery de crepes e panquecas, com foco no atendimento após as 18h). Segundo a empresa, no modelo de loja compacta, o franqueado trabalha apenas no período da noite e, no momento que considerar oportuno, pode ampliar o serviço e passar a funcionar também durante o dia.

  • Investimento inicial (loja compacta): R$ 85 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro)
  • Royalties: 4% do faturamento por mês
  • Taxa de publicidade: 2% do faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Lucro médio mensal: 23%
  • Prazo de retorno: de 18 meses
  • Site - http://bendandroll.com.br/franquia

Avaliar perfil, pesquisar marcas e conversar com franqueados

A busca por uma franquia requer inicialmente que o franqueado faça uma avaliação do seu perfil. "Antes de tudo, você precisa se identificar com o negócio", afirmou Eliane, presidente da ABF Rio. Para ela, os cuidados que o franqueado deve ter antes de fechar qualquer negócio são os mesmos para quem vai trabalhar em período integral ou parcial.

"Não se deve procurar franquia sem antes saber como ela funciona, suas regras, taxas, a relação com o mercado e com os franqueados. Isso vai ajudá-lo a tirar todas as dúvidas quando for conversar com o franqueador", afirmou.

Para quem quer abrir uma franquia de meio período, é importante ler, dentre os itens obrigatórios da Circular de Oferta de Franquia (COF), as informações sobre o envolvimento exigido do franqueado. "É nesse item que as empresas informam que tipo de dedicação ao negócio elas esperam do franqueado", disse.

"No caso de franquias em que o franqueado se dedicará à atividade de vendas, também é recomendável entender bem qual é a natureza do relacionamento: se é uma franquia de fato, na qual o franqueado fará um investimento e terá um mercado para explorar e desenvolver, se é uma relação de representação comercial, que tem lei própria e poderia nem ser franquia, ou, ainda, se é uma relação trabalhista. Nesse momento, além de verificar se a marca é associada à ABF, cabe ter a assessoria de um advogado para uma avaliação mais profunda da natureza da relação comercial, bem como se a COF e o contrato de franquia apresentam todas as informações necessárias", afirmou.

Segundo ela, ler toda a COF e conversar com, no mínimo, dez franqueados e alguns ex-franqueados são passos fundamentais para a pessoa tomar uma decisão. "Procure o franqueado da marca e faça perguntas, como: você abriria o negócio de novo? O que não lhe contaram? O que o surpreendeu positiva ou negativamente? O franqueado atual não vai mentir. Isso o ajudará a tomar decisão baseada em fatos, e não no impulso", afirmou.