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Quanto custa abrir franquia de uma marca famosa no Brasil?

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/09/2018 04h00

Uma marca grande e conhecida é sucesso quase certo para quem quer comprar uma franquia? Essa é uma questão comum para quem pensa em ter um negócio com bandeiras líderes no mercado brasileiro, como O Boticário, Cacau Show, Bob's e CCAA.

“Por se tratar de marca conhecida, você já entra no negócio um pouco mais confiante. Mas o risco é inerente a qualquer negócio, independentemente do tamanho da franquia, pois grande parte do sucesso do negócio depende da dedicação e do trabalho do franqueado. Marca ajuda, mas não garante sucesso”, disse André Friedheim, 48, vice-presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

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Mas quanto você gastaria para comprar uma franquia famosa? Veja a seguir as 20 maiores franquias (em número de unidades), de acordo com uma lista elaborada anualmente pela ABF, entidade que reúne mais de 1.100 associados (franqueadores, franqueados, fornecedores e consultores). O levantamento da ABF é feito somente com as marcas associadas e que enviaram os dados para auditoria. Os dados referem-se a 2017.

Das 20 primeiras colocadas, seis (AM PM Mini Market, McDonald’s, Jet Oil, Dia%, Farmácias FTB e Óticas Diniz) se recusaram a enviar as informações para o UOL; nestes casos, as informações mencionadas na matéria foram tiradas do Portal do Franchising, da ABF, página que é alimentada pelas próprias empresas. Os Correios, na 14ª colocação no ranking, informaram que não há licitação aberta de novas franquias.

As demais marcas forneceram as informações. Os números de unidades se referem aos dados da ABF coletados em 2017 e podem ter mudado desde então.

Confira abaixo:

1ª) O Boticário, com 3.762 unidades

Rede do Grupo Boticário, que vende mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais.

  • Investimento inicial: R$ 510 mil (inclui instalação, mobiliário e estoque inicial). Taxas de franquia e de publicidade e royalties não são cobrados.
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil /mês
  • Lucro médio mensal: de 8% a 10% sobre o faturamento
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses
  • https://www.boticario.com.br/franquias/interesse-franquias

2ª) AM PM Mini Market, com 2.415 unidades

Loja de conveniência da rede Ipiranga.

3ª) Cacau Show, com 2.081 unidades

Rede de chocolates finos, com quatro modelos de negócio (chocolateria, gelateria, quiosque e loja). 

  • Investimento inicial: de R$ 55 mil a R$ 250,7 mil (inclui taxa de franquia, instalações, estoque inicial, capital de giro e marketing inaugural). 
  • Prazo de retorno: 24 meses
  • A empresa não forneceu dados sobre royalties, taxa de publicidade, faturamento nem lucro
  • http://negocios.cacaushow.com.br/quero-ser-um-franqueado/

4ª) McDonald’s, com 2.009 unidades

Rede americana de fast food.

5ª) Jet Oil, com 1.735 unidades

Rede de serviços automotivos.

6ª) Lubrax+, com 1.617 unidades

É uma rede de centros de lubrificação automotiva. As unidades são instaladas nos postos Petrobras.

7ª) Kumon, com 1.400 unidades

É uma franquia educacional, com método de estudo criado no Japão em 1958. Oferece cursos de português, matemática, inglês e japonês. Exige que o franqueado tenha formação superior.

  • Investimento inicial: de R$ 35 mil a R$ 65 mil
  • Taxa de franquia: de R$ 2.360 a R$ 5.850 (depende da região e se a unidade tem o curso de inglês)
  • Royalties: de 40% a 45% sobre o preço da mensalidade por mês (inclui material didático)
  • Faturamento médio mensal: R$ 27 mil (com 120 alunos matriculados). O valor pode variar de acordo com a região e os custos operacionais da unidade
  • Lucro médio mensal: de 20% a 25% sobre o faturamento
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
  • https://kumon.com.br/franquia/seja-franqueado/

8ª) BR Mania, com 1.311 unidades

Há mais de 20 anos no mercado, a rede de lojas de conveniência BR Mania vende linha própria de produtos, café, sanduíches e saladas, entre outros. As unidades são instaladas nos postos Petrobras.

9ª) Wizard by Pearson, com 1.195 unidades

É uma rede de ensino de idiomas, com cinco modelos de negócio (unidades de rua, para colégios/faculdades, store in store, para cidades até 50 mil e kids).

  • Investimento inicial: de R$ 80 mil a R$ 450 mil (inclui taxa de franquia, taxa de publicidade e capital de giro). Não cobra royalties.
  • Faturamento médio mensal: de R$ 35 mil a R$ 95 mil
  • Lucro médio mensal: de 20% 25% sobre o faturamento
  • Prazo de retorno: a partir de 18 meses
  • https://wizardfranquia.com.br/

10ª) Dia%, com 1.145 unidades

Rede de supermercado varejista.

11ª) CVC Brasil, com 1.097 unidades

É uma operadora e agência de viagens. Vende pacotes de viagem, passagens, seguros de viagem e ingressos para parques, por exemplo. São cinco modelos de negócio: quiosque, loja de rua, de hipermercado, de shopping e de galerias comerciais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil (inclui estrutura e ambientação). Não cobra taxa de franquia, de publicidade nem royalties
  • Faturamento médio mensal: R$ 430 mil
  • Lucro médio mensal: não foi divulgado
  • Prazo de retorno: de 24 a 28 meses
  • http://vendamaiscvc.com.br/franquias/

12ª) Bob’s, com 1.054 unidades

É uma rede de fast food. São cinco modelos de negócio (lojas de rua, praças de alimentação, quiosques, drive-thru e espaços compartilhados). 

  • Investimento inicial: de R$ 780 mil a R$ 1,5 milhão (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: 6% sobre o faturamento por mês
  • Taxa de publicidade: 4% do faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 180 mil
  • Lucro médio mensal: de 11% a 16% sobre o faturamento
  • Prazo de retorno: de 32 a 48 meses
  • https://www.bobs.com.br/seja-um-franqueado

13ª) Óticas Carol, com 1.048 unidades

É uma rede de franquia no segmento de óculos e lentes. Fundada em 1997, foi comprada em janeiro de 2017 pelo Grupo Luxottica, dono da marca Ray-Ban. 

  • Investimento inicial: R$ 250 mil (inclui taxa de franquia e mercadoria inicial). A taxa de instalação varia de R$ 800 a R$ 1.200 por metro quadrado. Capital de giro acima de R$ 150 mil
  • Royalties: 4% sobre o faturamento
  • Taxa de publicidade: 4% sobre o faturamento
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 90 mil
  • Lucro médio mensal: de 12% a 18%
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
  • http://oticascarol.com.br/franqueado

14ª) Correios, com 1.002 unidades

Segundo a empresa, não há no momento processo de licitação em andamento para instalação de unidade franqueada.

15ª) Farmácias FTB – 994 unidades

É uma rede de farmácia popular.

16ª) Óticas Diniz, com 991 unidades

Rede de comércio varejista de lentes e armações de óculos.

17ª) Seguralta, com 912 unidades

É uma rede de seguradoras que vende diversos tipos de seguro, como de automóveis, de vida e até de animais de estimação. Tem três modelos de negócio (home based, basic e standard).

  • Investimento inicial: de R$ 25 mil a R$ 120 mil (este inclui taxa de franquia e estruturação do escritório)
  • Royalties: 25% do valor de cada contrato de seguro vendido
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil a R$ 100 mil
  • Lucro médio mensal: de 10% a 15% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 12 meses a 24 meses
  • http://www.seguralta.com.br/franquias/

18ª) Fisk Centro de Ensino, com 806 unidades

A rede atua no segmento de idiomas (inglês, espanhol e português para brasileiros) e informática.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 85 mil. Não cobra taxa de franquia, royalties e taxa de publicidade
  • Faturamento médio mensal: não foi divulgado
  • Lucro médio mensal: não foi divulgado
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
  • https://www.fisk.com.br/seja-um-franqueado

19ª) CCAA, com 723 unidades

Atua no segmento de ensino de idiomas. O franqueado não precisa ter experiência no ramo nem curso superior específico. 

  • Investimento inicial: R$ 185 mil (escola de 150 metros quadrados, com quatro salas de aula e um laboratório com quatro computadores, entre outros espaços). Não cobra taxa de franquia nem royalties
  • Taxa de publicidade: 2,5% do faturamento semestral
  • Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 24,1 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses
  • https://www.ccaa.com.br/seja-um-franqueado/

20ª) Chilli Beans, com 722 unidades

Rede de óculos e assessórios. São três modelos de negócio (quiosque, Chilli Ótica e loja).

  • Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial)
  • Royalties: isento
  • Taxa de publicidade: 3% sobre o faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: empresa não forneceu
  • Lucro médio mensal: empresa não forneceu
  • Prazo de retorno: a partir de 18 meses
  • http://franquiachillibeans.com.br/

Franquias de grandes marcas têm regras inflexíveis

Para o vice-presidente da ABF, o candidato a franqueado de uma marca conhecida deve, antes de tudo, fazer uma autoanálise para ver se realmente tem perfil para tocar aquele negócio.

“Nas empresas de grande porte, as regras são também mais padronizadas, inflexíveis. O candidato à franquia precisa entender que não conseguirá mudá-las”, afirmou.

Segundo ele, as marcas famosas já ocuparam os grandes centros urbanos e, por isso, desenvolveram modelos mais enxutos para atingir cidades menores, sem perder o DNA da empresa.

“Mas é papel do candidato à franquia verificar se aquela localidade tem, de fato, potencial. Vale conversar com associação comercial, gerente do banco e prefeitura para entender a dinâmica daquela cidade”, disse.

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