IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Se EUA querem nosso açúcar, podem comprar; senão tem quem quer, diz Guedes

Mandel Ngan/AFP
Imagem: Mandel Ngan/AFP

Do UOL, em São Paulo

18/03/2019 19h39

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse em apresentação a empresários americanos no Brazil Day, em Washington (EUA), que o Brasil vai buscar parceiros comerciais que tenham interesse em contrapartidas.

Se [os EUA] quiserem nosso açúcar, podem comprar. Se não quiserem, tudo bem, tem gente no mundo todo querendo comprar. E é assim que vamos dançar
Paulo Guedes, ministro da Economia

O presidente Jair Bolsonaro também discursou no encontro.

"Por favor, nos ajudem a entrar na OCDE"

Guedes defendeu a possibilidade de o Brasil negociar com outros parceiros, como a China. "Vemos vocês [americanos] negociando com chineses há décadas. Por que não nós? Os chineses investem muito aqui [nos EUA]. Por que não podemos deixá-los investir em nossas ferrovias?"

Ele defendeu um acordo comercial de mão dupla entre Brasil e EUA. "Vendam etanol de milho para nós, mas comprem nosso açúcar, nossa carne."

Guedes também pediu que os EUA apoiem a entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).

"Por favor, ajudem que entremos na OCDE, porque assim entramos na 'primeira divisão' e reforçamos as políticas públicas. Vamos pensar que somos parceiros estratégicos para o futuro."

Guedes diz que Previdência é fábrica de desigualdades

UOL Notícias