IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Centrão negocia com governo retirada de 4 pontos da reforma da Previdência

Deputado Arthur Lira (PP-AL) - Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Deputado Arthur Lira (PP-AL) Imagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

17/04/2019 17h02Atualizada em 17/04/2019 18h15

Após deixar uma reunião com o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, o líder do PP na Câmara dos Deputados, um dos líderes do chamado Centrão afirmou que quatro pontos da reforma da Previdência podem ser excluídos do parecer do relator, deputado Marcelo Freitas (PSL-MG).

A negociação ocorre após a sessão da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara ser encerrada sem a votação do parecer, prevista para hoje, porque governistas temiam não ter apoio suficiente.

De acordo com o deputado Arthur Lira (AL), líder do PP na Câmara, os pontos que poderem ser retirados são:

Segundo Lira, outros dois pontos estão em debate e ainda não está definido se permanecerão no texto do relator. São eles:

O líder do PP disse que o governo espera uma economia de R$ 150 bilhões em 10 anos com mudanças nas regras para pagamento do abono. Entretanto, o parlamentar afirmou que isso não inviabilizará a votação do parecer na próxima terça-feira. O governo e os parlamentares voltarão a debater o assunto na sexta-feira.

Apesar das declarações de Lira, o líder do governo na Câmara, major Vitor Hugo (PSL-GO), e o secretário Marinho não garantiram que farão as alterações nos quatro pontos e disseram que só divulgarão a mudança se tiverem um acordo fechado com os integrantes da CCJ para votar o parecer.

Entenda a proposta de reforma da Previdência em 10 pontos

UOL Notícias