IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo vai divulgar na 5ª feira dados que embasaram Previdência, diz Maia

Do UOL, em São Paulo

22/04/2019 18h22

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o governo vai apresentar na quinta-feira (24) os dados que embasaram o projeto de reforma da Previdência do governo Jair Bolsonaro.

Reportagem do jornal Folha de S.Paulo revelou que o Ministério da Economia decretou sigilo sobre informações técnicas, dados e números usados pelo governo na formulação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma da Previdência, entregue ao Congresso em fevereiro.

Nos cálculos do governo, as alterações propostas devem economizar R$ 1,1 trilhão aos cofres públicos em dez anos. Mas não há detalhamentos, por exemplo, sobre qual a economia gerada por cada ponto do projeto.

Reportagem do UOL mostrou que o acesso às informações foi negado em ao menos nove solicitações feitas nos últimos meses. Um dos argumentos usados pelo governo é de que a divulgação dos documentos prejudicaria os mercados e a tramitação do projeto.

O sigilo sobre os dados gerou críticas de aliados e oposicionistas, sobretudo por impedir que parlamentares tenham acesso a detalhes da proposta antes de ela passar por sua primeira votação no Congresso, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos deputados, prevista para amanhã.

A CCJ tem a função de dizer se o projeto respeita a Constituição. Parlamentares do Centrão afirmam que já negociam com o governo a retirada de alguns pontos polêmicos do projeto já na CCJ.

Entenda a proposta de reforma da Previdência em 10 pontos

UOL Notícias