Marcas convocam anunciantes a investir na Copa do Mundo de futebol feminino
Marcas como Guaraná Antarctica, Nike e O Boticário já iniciaram ações para promover a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de futebol feminino, que começa em junho, na França.
O Guaraná Antarctica, patrocinador da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), lançou esta semana um campanha convocando outros anunciantes a abraçarem também a modalidade.
Em um comercial estrelado pelas jogadoras Andressinha, Cristiane e Fabi Simões, a marca admite que suas campanhas tiveram poucas atletas.
"O fato de as jogadoras não estarem em outras propagandas é uma vergonha", diz o narrador, acrescentando que elas são tão capazes de estrelar um vídeo quanto os jogadores. A propaganda foi criada pela agência AlmapBBDO.
A atacante Cristiane elogiou a iniciativa. "É sempre muito importante quando uma marca abre espaço para o futebol feminino no Brasil. Mesmo com todo o sucesso nos últimos anos, ainda não existe muito espaço para as jogadoras. Esperamos que essa situação mude", disse.
O gerente de Marketing de Guaraná Antarctica, Daniel Silber, declarou que a marca quer "mostrar para as pessoas todo o potencial dessas meninas, todo o sucesso que elas já alcançaram e tudo o que ainda podem alcançar".
Treinos para amadoras
As três atletas ainda fizeram um ensaio fotográfico simulando a participação em propagandas de diversos segmentos, como beleza, produtos esportivos e cartão de crédito, entre outros.
Se tais imagens forem negociadas com outras marcas, o valor arrecadado será dividido entre as jogadoras e o "JogaMiga", projeto sem fins lucrativos que conecta mulheres que querem jogar futebol.
A plataforma organiza treinos e campeonatos de futebol para amadoras, facilitando os encontros. Cobra uma mensalidade, que é o rateio dos custos com as aulas e com o aluguel das quadras.
Sem Copa, mas com apoio
O Grupo Boticário, dono das marcas O Boticário, Eudora e Vult, também abraçou a causa e lançou um movimento chamado "Com você eu jogo melhor".
Apresentada em março, a campanha é semelhante à do Guaraná Antarctica: convida empresas e torcedores a apoiarem a Seleção Brasileira de futebol feminino.
A principal iniciativa da empresa será paralisar o expediente de trabalho em suas fábricas e escritórios durante os jogos da Seleção para que os funcionários possam assistir às partidas.
Como não é patrocinadora da Copa do Mundo nem da CBF, a empresa não pode usar o nome do torneio nem atletas da seleção.
Torça por elas
Como patrocinadora da CBF, a Nike realizou uma ação para reforçar seu investimento no futebol feminino durante uma partida do Campeonato Brasileiro feminino deste ano.
Com a hashtag #Torçaporelas, a multinacional norte-americana estimulou os torcedores do Corinthians a acompanharem a equipe alvinegra em um jogo do torneio, no Pacaembu, ontem à noite.
Em outra ação recente, em março, a marca lançou a exposição "As Loucas", em parceria com a agência Wieden+Kennedy e o Museu do Futebol, espalhando oito instalações pela avenida Paulista, em São Paulo.
Elas narravam, em ordem cronológica, a história do futebol feminino no país. A iniciativa também destacou histórias individuais de jogadoras como Adriana Silva, Andressa Alves e Bia Zaneratto.
"A campanha é o começo de uma jornada com a qual vamos aumentar a participação feminina no esporte", declarou Martina Valle, diretora de Marca para mulheres da Nike do Brasil. "Essa transformação só é possível com uma mudança de mentalidade no futebol".
Mulheres nas transmissões do Mundial
Pela primeira vez na história, o Mundial feminino será transmitido pela Rede Globo. A jornalista Ana Thais Matos, do canal Sportv, será a comentarista das partidas.
Nomes como Bárbara Coelho, Glenda Kozlowski e Carol Barcellos participarão da cobertura, e Galvão Bueno vai narrar a partida de estreia da Seleção Brasileira.
O torneio também tem álbum de figurinhas.
Fabricante oficial dos álbuns da Copa do Mundo da Fifa, a Panini lançou o álbum no final de abril, com as 24 seleções que disputam a Copa e uma página especial dedicada às nove cidades sede.
Jogos
Veja as datas dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase:
- 9 de junho (domingo), às 12h30: Brasil x Jamaica
- 13 de junho (quinta-feira), às 16: Brasil x Austrália
- 18 de junho (terça-feira), às 18h: Brasil x Itália
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.