Topo

Mídia e Marketing


Cerveja grátis? Startup distribui produtos em shopping de São Paulo

No lançamento, loja vai distribuir 10 mil latas de cerveja  - Divulgação
No lançamento, loja vai distribuir 10 mil latas de cerveja Imagem: Divulgação

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/06/2019 15h19

O Shopping Metrô Tucuruvi, na zona norte de São Paulo, acaba de receber a primeira loja da Mimoo Grátis. A startup, recém-lançada, pretende distribuir produtos de forma gratuita ao consumidor. Para isso, basta que ele faça a reserva do brinde pelo aplicativo e passe na loja para retirá-lo.

Nesta primeira fase, o projeto conta com a participação de duas empresas: Ambev e Bic. Serão distribuídas 20 mil latas da cerveja Stella Artois, 10 mil lâminas Bic Flex3, voltadas para o público masculino, e 10 mil unidades de Bic Soleil, para as mulheres. As cervejas, por exemplo, já podem ser retiradas geladas, se o consumidor preferir.

Para participar, o consumidor deve baixar o aplicativo Zipz (disponível na Apple Store ou no Google Play), preencher o cadastro com seus dados, reservar o brinde e passar na loja para pegá-lo. Cada cliente pode retirar apenas um produto de cada tipo.

Ideia é promover "marketing de experimentação"

"A principal missão da Mimoo Grátis é ajudar a indústria a promover um marketing de experimentação. A experiência do consumidor com o produto é real. Ele entra e sai da loja em segundos, já com o brinde na mão", declarou Ernesto Vilela, idealizador do projeto.

Além disso, a distribuição ainda ajuda a evitar o desperdício da produção não comercializada --que ocorre, às vezes, por pequenos erros no planejamento.

"Estima-se que mais de 2% da produção da indústria é dispensada, ainda dentro do prazo de validade. Isso representa o descarte de milhões de toneladas de cosméticos, alimentos, bebidas e itens de higiene pessoal. Isso poderia ser distribuído também", afirmou Vilela.

Meta é distribuir 50 mil produtos por mês

Segundo o executivo, as campanhas serão realizadas com no máximo cinco produtos, entregues ao mesmo tempo, de categorias que não forem concorrentes. A formação da grade de distribuição de brindes será definida pela Mimoo Grátis, conforme a audiência do dia na loja e a disponibilidade do estoque.

Nas suas duas primeiras semanas de funcionamento, a Mimoo Grátis distribuiu quase 4.000 produtos para mais de 2.000 pessoas. A meta é distribuir cerca de 50 mil brindes por mês.

"A Mimoo promete ajudar parte da população a complementar sua cesta de compras. Para isso, esperamos que a loja entregue de oito a dez novos itens por mês, das mais variadas marcas de alimentos, bebidas, higiene e beleza", disse o executivo.

Nova loja na zona sul de São Paulo

"Estamos entendendo a demanda para verificar a viabilidade do projeto como um todo. Se for possível, a ideia é fechar 2020 com 25 lojas no Brasil e, com isso, atender mais de 3 milhões de consumidor por ano", disse Vilela.

A Mimoo Grátis pretende inaugurar seu segundo local de distribuição, na zona sul da capital, no começo de julho. A loja ficará no Mais Shopping, ao lado do Largo Treze e próximo ao Sesc Santo Amaro.

Mídia e Marketing