IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Feira de aviação nos EUA é tão agitada que faz até 4 pousos ao mesmo tempo

Pontos coloridos servem de referência para que mais de um avião pouse ao mesmo tempo em Oshkosh - Reprodução/EAA
Pontos coloridos servem de referência para que mais de um avião pouse ao mesmo tempo em Oshkosh Imagem: Reprodução/EAA

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/07/2019 04h00

O aeroporto de Oshkosh, nos EUA, está movimentado. Durante uma das maiores feiras de aviação do mundo, a AirVenture, a cidade recebe milhares de voos. Neste ano, o evento vai até domingo (28).

No ano passado, foram registrados 134 pousos e decolagens por hora durante a feira. Para se ter uma ideia desse movimento, o aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do Brasil, tem capacidade de operar cerca 41 pousos e decolagens por hora em suas duas pistas. Um esquema especial na feira dos EUA permite até quatro pousos simultâneos para dar vazão ao movimento.

A feira chega a contar com a presença de 10 mil aviões, desde aeronaves de pequeno porte até aviões comerciais de guerra. Ali também ocorrem diversos shows aéreos, como a simulação de ataques por aeronaves militares e acrobacias.

Pontos coloridos para pousos simultâneos

Uma solução encontrada pelos organizadores para fazer pousos simultâneos foi pintar pontos coloridos fluorescentes nas duas pistas do aeroporto. Com 15 metros de diâmetro, esses pontos são marcações para que até quatro aeronaves consigam pousar ao mesmo tempo em uma única pista do aeroporto.

Na maioria das operações, apenas dois aviões monomotores pousam ao mesmo tempo, devido ao espaço necessário. Porém, aeronaves menos pesadas e que precisam de menos espaço para pouso, como ultraleves ou até planadores, podem pousar em maior quantidade, desde que devidamente coordenadas pela torre de controle.

As pinturas começaram em 1998, com duas marcações. No ano seguinte, passaram a ser adotados os pontos coloridos, sendo, inicialmente, dois, um laranja e outro verde. Com o passar do tempo, chegaram a sete marcações ao todo nas pistas do aeroporto.

A torre de controle determina, entre todas as aeronaves que estão se aproximando da pista, qual deverá pousar em certo ponto colorido, ao mesmo tempo em que outra aeronave está pousando em um ponto mais à frente.

Junto a isso, o aeroporto também libera suas pistas de taxiamento para a realização de pousos e decolagens, que também podem ocorrer simultaneamente. De maneira coordenada, e com uma equipe de controladores que cresce em número de profissionais nessa época, todas as operações correm em segurança.

Essa marcação colorida no solo também ajuda os pilotos a manter uma distância segura de outros aviões, dando uma ideia mais precisa de quanto espaço ainda têm para executar as manobras.

5 vezes em que shows aéreos acabaram em acidentes

UOL Notícias