IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Receita comunica substituição do subsecretário-geral do órgão

Sergio Lima/Folhapress
Imagem: Sergio Lima/Folhapress

Do UOL, em São Paulo*

19/08/2019 17h59

A Receita Federal informou no final da tarde de hoje que vai substituir o subsecretário-geral do órgão, João Paulo Ramos Fachada Martins da Silva, que estava há oito meses no cargo, considerado o número 2 na Receita.

O novo titular, segundo nota divulgada, será o auditor-fiscal José de Assis Ferraz Neto, que atualmente está em exercício na área de fiscalização da Delegacia da Receita Federal em Recife (PE).

Ainda na nota, o secretário especial da Receita, Marcos Cintra, agradeceu o empenho e a dedicação de Martins no período em que desempenhou suas atribuições no cargo.

A mudança do número dois da estrutura da Receita ocorre em meio à crise que atinge o órgão, acusado por integrantes do TCU (Tribunal de Contas da União) e do STF (Supremo Tribunal Federal) de atuação política.

O próprio presidente Jair Bolsonaro fez críticas públicas recentes à Receita por ter promovido o que classificou como uma "devassa" na vida financeira de familiares seus no Vale do Ribeira (SP). Bolsonaro também se queixou de ter sofrido perseguição do fisco durante a campanha eleitoral do ano passado.

As críticas levantaram especulações de que o próprio Marcos Cintra poderia ser afastado do cargo. Na semana passada, porém, Bolsonaro afirmou que o secretário "por enquanto está muito bem".

O governo finaliza o desenho de uma proposta de reforma tributária a ser encaminhada ao Congresso. O projeto, segundo apresentação preliminar já feita por Cintra, envolverá a criação de um imposto sobre valor agregado federal, a desoneração da folha de pagamentos e a instituição de um imposto sobre pagamentos.

O secretário chegou a anunciar que o ministro da Economia, Paulo Guedes, apresentaria a versão completa do projeto na semana passada, o que acabou não ocorrendo.

(Com informações de Marcela Ayres, da Reuters)