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Marca de cerveja quer transformar "copo americano" em "copo lagoinha"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/08/2019 09h00

A cerveja Wäls quer transformar o "copo americano" em "copo lagoinha". A marca mineira de cervejas artesanais, que pertence à Ambev desde 2015, criou um movimento para que a Nadir Figueiredo, fabricante do copo, reconheça que o produto, ao menos em Belo Horizonte, tem este nome.

O "copo americano" foi criado em 1947 pela Cristaleria Americana, empresa adquirida pela Nadir Figueiredo nos anos 1970. Apesar do nome, é uma invenção brasileira, criado pelo próprio Nadir Dias de Figueiredo (que faleceu em 1983).

Com capacidade de 190 ml, o copo é utilizado como medida em diversas receitas de cozinha. Em 2009, foi exposto no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York (EUA), como um dos produtos que representavam o estilo de vida brasileiro. Em 2012, a Nadir Figueiredo comemorou a marca de 6 bilhões de unidades vendidas no mundo todo.

Porém, em Belo Horizonte, ele tem um outro apelido: "lagoinha". Ganhou o nome porque foi muito utilizado, na década de 1960, no bairro Lagoinha, uma das zonas boêmias da capital mineira.

"Resolvemos fazer uma homenagem a um dos símbolos de Belo Horizonte. Queremos levar o nome 'lagoinha' para o restante do Brasil e do mundo", declarou Arnaldo Garcia, gerente de Marketing de Wäls, que completa 20 anos em 2019.

Para engajar mais pessoas, a cervejaria instalou totens em BH para que os consumidores possam assinar o pedido no site "Nosso Copo Lagoinha".

Nadir Figueiredo foi vendida em julho

Há pouco mais de um mês, a centenária Nadir Figueiredo foi adquirida pelo grupo norte-americano de private equity HIG Capital por R$ 836,27 milhões.

"O objetivo da compradora com a operação é a diversificação do seu portfólio de negócios na América Latina", afirmou a Nadir Figueiredo, à época.

Fundada em 1912 inicialmente como uma oficina de máquinas de escrever, a companhia fabrica produtos de vidro desde 1935.