Saques do FGTS e do PIS vão ajudar economia a crescer, diz presidente do BC
O presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, afirmou hoje que o PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre pode ter "ficado estável ou crescido ligeiramente". Apesar disso, ele não fez uma estimativa numérica. O resultado será divulgado nesta quinta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileira de Geografia e Estatística).
A declaração foi dada em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. Segundo Campos Neto, nos próximos trimestres, o BC espera "alguma aceleração" no ritmo de crescimento, que será reforçada pela liberação de recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e de cotas do PIS/Pasep.
"Não obstante essa aceleração, nosso cenário básico supõe que o ritmo de crescimento subjacente da economia será gradual. Em um contexto de pouco espaço fiscal para investimentos públicos, reiteramos a importância da continuidade do processo de reformas e ajustes que gerem sustentabilidade da trajetória fiscal futura", disse.
Campos Neto também afirmou que, com a redução das incertezas sobre a economia brasileira, as reformas devem estimular o investimento privado.
"Entendemos que uma retomada mais robusta da economia depende também da agenda microeconômica, que inclui iniciativas que visam ao aumento de produtividade, ganhos de eficiência, maior flexibilidade da economia e melhoria do ambiente de negócios", declarou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.