IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

O que significa pedir moratória da dívida, como fez a Argentina?

Ricardo Marchesan e Téo Takar

Do UOL, em São Paulo

28/08/2019 20h18Atualizada em 28/08/2019 21h04

O governo da Argentina pediu moratória ao FMI (Fundo Monetário Internacional) e a bancos. O que isso quer dizer?

Moratória acontece quando um país atrasa ou suspende um pagamento relacionado à dívida externa. Na linguagem popular, é o calote ou o "devo, não nego, pago quando puder".

"A moratória é o mesmo que um devedor chegar no banco e afirmar que não vai honrar com sua dívida", disse André Perfeito, economista da Necton Investimento.

Ele afirma que há duas formas de fazer isso: de maneira organizada, ou seja, procurando o credor e tentando renegociar, ou drasticamente, simplesmente dizendo que não vai pagar e sem dar uma previsão de quando fará isso.

Para o economista, a Argentina se enquadra no primeiro caso. O ministro da Fazenda, Hernán Lacunza, afirmou que o governo propôs ao FMI revisar os prazos para pagamento de sua dívida de US$ 57 bilhões, que começariam a vencer em 2021. Ou seja, o país está disposto a negociar.

Em alguns casos, porém, a crise pode ser tão grave que o país pode simplesmente declarar não ter condições de pagar seus compromissos internacionais, sem chegar a um acordo com os credores.