IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Todos a Bordo

Como agir em caso de emergência num voo? Neymar, Mr. Bean e Lego explicam

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/09/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Instruções de segurança são repassadas aos passageiros antes da decolagem
  • É possível que o material seja reproduzido em vídeo, além da exibição feita pelos comissários
  • Companhias aéreas vêm adotando vídeos de segurança engraçados e inusitados para prender a atenção dos passageiros
  • Os vídeos podem conter situações bem-humoradas ou detalhes que revelem a cultura da região de origem da companhia aérea

"Senhores passageiros, mantenham os cintos afivelados durante o voo. Em caso de emergência, máscaras de oxigênio localizadas acima de seus assentos cairão automaticamente". Quem já embarcou em um voo comercial certamente ouviu orientações desse tipo. A diferença é que, nos últimos anos, em vez dos comissários de bordo, quem dá essas instruções pode ser Neymar, Mr. Bean, bonecos de Lego e até personagens de "O Senhor dos Anéis".

As instruções de segurança apresentadas antes da decolagem são obrigatórias e servem para mostrar como se comportar durante o voo ou agir em uma emergência.

Sem deixar de cumprir regras internacionais, algumas companhias aéreas investem em vídeos diferentes, engraçados, até superproduções. O objetivo é prender a atenção dos passageiros, que, muitas vezes, ignoram esses procedimentos de segurança.

O UOL selecionou alguns trechos desses vídeos de companhias aéreas nacionais e internacionais, além de um da antiga Varig. Veja no vídeo acima.

Quer saber mais informações e dicas sobre economia e finanças pessoais de um jeito fácil de entender? Siga @uoleconomia no Instagram!