IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Todos a Bordo

Por que os aeroportos têm uma "faixa de pedestres" na cabeceira da pista?

No aeroporto Santos Dumont, a pista principal tem 12 listras (45 m de largura) e a pista auxiliar, apenas oito (30 m) - Reprodução
No aeroporto Santos Dumont, a pista principal tem 12 listras (45 m de largura) e a pista auxiliar, apenas oito (30 m) Imagem: Reprodução

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/09/2019 04h00

Resumo da notícia

  • A cabeceira das pistas dos aeroporto tem linhas pintadas que lembram as faixas de pedestre das ruas
  • Elas servem para orientação aos pilotos sobre o início e largura da pista
  • Os pilotos devem iniciar a corrida de decolagem sobre ela e pousar só depois de passar por ela
  • A quantidade de listras indica a largura da pista e pode variar de quatro a 16 linhas

As cabeceiras das pistas dos aeroportos têm listras paralelas pintadas de branco que lembram uma faixa de pedestres. A diferença é que ninguém pode jamais atravessar a pé por ali. A função delas é mais uma forma de orientação aos pilotos.

Essas faixas delimitam o início da pista de pouso e decolagem. É onde o avião se posiciona para iniciar a corrida de decolagem. O ideal é o que os pilotos tenham o máximo de pista à disposição, porque, caso haja alguma falha no avião, conseguem parar a aeronave com mais segurança.

Em alguns aeroportos, há um prolongamento de asfalto sinalizado com algumas setas. Nesses locais, os aviões podem iniciar a corrida de decolagem antes mesmo da "faixa de pedestre". No entanto, os pousos só podem acontecer após o início da pista propriamente dita.

Além de poder contar com material que não absorveria adequadamente o impacto do pouso, o início da pista é calculado de acordo com obstáculos na rampa de aproximação dos aviões. As aeronaves, no entanto, raramente tocam o solo diretamente na "faixa de pedestre". Há outras marcações mais à frente que indicam o ponto ideal de toque para a segurança do pouso.

A quantidade de listras paralelas também varia de um aeroporto para outro. Na maioria das pistas que recebem voos comerciais, são 12 linhas pintadas. As maiores pistas chegam a ter 16 listras, enquanto os menores têm apenas quatro.

O tamanho dessa "faixa de pedestre" está relacionado à largura da pista de pouso e decolagem:

  • 4 listras: 18 metros de largura
  • 6 listras: 23 metros de largura
  • 8 listras: 30 metros de largura
  • 12 listras: 45 metros de largura
  • 16 listras: 60 metros de largura

Os pilotos não ficam contando a quantidade de listras que existem na cabeceira da pista. Essa informação já consta das cartas de aproximação do aeroporto. A marcação, no entanto, serve como uma orientação extra.

Veja como são os pousos em alguns dos aeroportos mais assustadores

UOL Notícias