IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Aérea avisa onde haverá bebê no avião na hora de reservar assento no site

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/09/2019 12h16

Resumo da notícia

  • Na hora da reserva, Japan Airlines mostra aos passageiros os assentos onde haverá bebês
  • O mapa de assentos indica crianças de oito dias até dois anos de idade
  • A empresa diz que a intenção é permitir que os passageiros saibam com antecedência se irão viajar ao lado de bebês
  • A medida recebeu elogios e críticas de usuários nas redes sociais
  • No Brasil, as principais aéreas não adotam nenhuma medida semelhante

A companhia aérea japonesa Japan Airlines passou a oferecer recentemente um novo recurso na hora de reservar assento nos voos pelo site. O passageiro agora consegue visualizar as poltronas onde haverá crianças e, assim, decidir se quer se sentar perto delas ou não. O mapa de assentos indica crianças de oito dias até dois anos de idade.

A empresa diz que a intenção é permitir que os passageiros saibam com antecedência se irão viajar ao lado de bebês.

Mapa de assentos mostra onde haverá bebê no avião - Japan Airlines - Japan Airlines
Mapa de assentos mostra onde haverá bebê no avião
Imagem: Japan Airlines

Repercussão

No Twitter, usuários comemoram a iniciativa da Japan Airlines e sugeriram que a medida seja adotada por outras companhias.

"Obrigado @JAL_Official_jp por me avisar onde os bebes planejam gritar e espernear durante uma viagem de 13 horas. Isso deveria ser obrigatório para todas [as empresas]".

"Por favor, preste atenção, @qatarairways : Três bebês ficaram gritando ao meu lado no meu voo JFK-DOH, duas semanas atrás."

Outro perfil também agradeceu a iniciativa da companhia: "Finalmente, viagem sem choro de bebê!"

Também houve críticas à medida:

"Todos nós já fomos jovens uma vez! Todas essas pessoas que não aguentam ficar sentadas ao lado de crianças pequenas precisam superar isso —tente ser compreensivo e perceber que há coisas piores no mundo do que se sentar ao lado de uma criança chorando."

Viajar com bebês

No Brasil, as principais aéreas não adotam nenhuma medida semelhante à da Japan Airlines. Em relação ao preço dos bilhetes, elas têm regras próprias.

  • Azul: Bebês (entre 0 e 2 anos incompletos) viajando no colo pagam 10% da tarifa do adulto. Se ocupar um assento com cadeirinha de bebê, possui desconto de até 15% da tarifa de adulto
  • Gol: Crianças com até 2 anos incompletos viajam gratuitamente em voos domésticos, desde que no colo de um adulto pagante. Em voos internacionais operados pela empresa ou parceiras, há cobrança de 10% do valor da tarifa do adulto e taxas de embarque
  • Latam: Em viagens nas cabines Premium Economy ou Premium Business, bebês pagam tarifa completa e devem viajar em assento próprio. Na cabine Economy, se o bebê não viajar em um assento próprio, poderá viajar no colo dos pais, pagando uma porcentagem da tarifa e impostos.
  • Passaredo: Crianças com até 2 anos incompletos não pagam tarifa para viajar no colo.

Ao viajar com crianças, também é preciso verificar taxas e impostos cobrados, franquia de bagagem para crianças e a possibilidade de transporte do bebê conforto e carrinhos no avião. Nem todas as cadeirinhas são aceitas em voos.

Vídeos feitos pela Airbus mostram como os aviões decolam e pousam

UOL Notícias