IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Consultoria melhora perspectiva para o Brasil após reforma da Previdência

João José Oliveira

Do UOL, em São Paulo

01/11/2019 17h58Atualizada em 01/11/2019 17h58

Resumo da notícia

  • Eurásia melhora perspectiva do Brasil no longo prazo de neutra para positiva
  • Empresa de consultoria afirma que aprovação da nova Previdência abre espaço para outras reformas
  • Risco maior é reação fraca da economia que pode aumentar descontentamento da população, diz a firma

A consultoria Eurasia melhorou a perspectiva para o Brasil no longo prazo de neutra para positiva, usando como argumento a aprovação da reforma da Previdência no Congresso. Segundo a empresa de análises de risco, aumentou a possibilidade de outras reformas também irem adiante, o que favorece a economia brasileira.

Em um relatório divulgado nesta semana, a consultoria afirmou que a reforma da Previdência pode representar R$ 800 bilhões de redução nos gastos públicos nos próximos dez anos. O escritório também considera positivo o fato de o governo brasileiro lançar várias outras ações para dinamizar a economia do país, como a abertura comercial, privatização de estatais e mudanças de leis para diminuir a burocracia no ambiente de negócios.

No relatório, a Eurasia afirma, ainda, que os líderes partidários devem levar adiante as reformas administrativas e fiscal em 2020, mesmo que seja improvável que o presidente Jair Bolsonaro conquiste uma maioria no Congresso.

Com essas medidas, diz a consultoria, o governo pode melhorar as contas públicas, melhorar a confiança das empresas e atrair investimentos, criando um ciclo positivo para a economia.

A Eurasia faz um alerta sobre o risco de que a recuperação econômica mais fraca do que a prevista provoque um aumento do descontentamento social. Se isso ocorrer, o ambiente positivo no Congresso pode piorar, levando a mudanças políticas com as próximas eleições.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Entenda a reforma da Previdência em 10 pontos

UOL Notícias