Banco Central divulga proposta de regras para Open Banking
Resumo da notícia
- No novo sistema bancário apresentado, o open banking, bancos e financeiras vão abrir informações de clientes a concorrentes
- Regras vão receber sugestões dos participantes de mercado até 31 de janeiro de 2020
- Banco Central diz que Open Banking vai aumentar a concorrência e, assim, reduzir custos dos produtos bancários para clientes
- Consumidor que não quiser abrir seus dados poderá manter sigilo
O Banco Central colocou em consulta pública nesta quinta-feira (28), com prazo até 31 de janeiro de 2020, o texto com as regras para implementação no país do Sistema Financeiro Aberto, o chamado "Open Banking". Durante esse período, os participantes do mercado poderão dar sugestões ao BC, que, então, definirá a versão final das regras.
O Open Banking é um conjunto de regras para organizar o compartilhamento de dados e serviços do sistema financeiro por meio de abertura e integração das informações. Permite que mais instituições financeiras e empresas autorizadas a funcionar pelo BC possam oferecer produtos bancários.
Segundo o BC, o Open Banking vai favorecer o surgimento de modelos de negócios que facilitem a comparação entre produtos e serviços disponíveis no sistema financeiro.
"Assim, será possível estimular a criação de um ambiente mais competitivo e eficiente na realização de produtos e serviços financeiros, inclusive operações de crédito e de pagamento. Isso é favorecido pelo compartilhamento por meio eletrônico, de forma segura, ágil e conveniente, observando, entre outros, requisitos de transparência e de prévio consentimento do cliente", disse o Banco Central em nota.
As regras sugeridas pelo Banco Central definem, entre outros aspectos, o universo mínimo de instituições participantes e os dados e serviços abrangidos, bem como os requisitos para compartilhamento, as responsabilidades pelo compartilhamento, a convenção celebrada entre os participantes e o cronograma de implementação.
A base do Open Bankig é o compartilhamento das informações dos consumidores. As pessoas que não quiserem compartilhar seus dados poderão impedir esse processo, por meio de solicitação ao banco ou instituição financeira da qual é cliente.
Teste de novos produtos e serviços
O Banco Central também apresentou o texto com sugestão de regras para o Sandbox Regulatório, que permitirá que instituições já autorizadas e ainda não autorizadas a funcionar pelo BC possam testar projetos inovadores, como novos produtos, serviços ou modelos de negócio, com clientes reais, sujeitos a requisitos estabelecidos na regulamentação específica.
Duplicata Escritural
O BC divulgou, ainda, o texto com as propostas para a duplicata escritural. Pela proposta, o escriturador assume papel central na emissão e na negociação da duplicata. O objetivo é aumentar a qualidade desse ativo financeiro, tanto no aspecto legal quanto no operacional.
Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.