IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Brasil criará 1 milhão de empregos em 2020 se crescer 3%, diz secretário

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

24/01/2020 11h38

Resumo da notícia

  • Estimativa é do secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo
  • Setores da construção civil, serviços e comércio devem criar mais vagas
  • Juros baixos estimulam setor da construção civil e criação de empregos

O secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, afirmou hoje que o Brasil pode criar um milhão de empregos formais se a economia crescer próximo de 3% em 2020. Segundo ele, os setores da construção civil, serviços e o comércio tendem a puxar essa oferta de vagas com carteira assinada.

"O setor de serviços sempre vai abrir mais vagas. Mas a retomada da construção civil é um sintoma sempre muito importante para a retomada do crescimento econômico como um todo. Tanto pelo diagnóstico de retomada do crescimento econômico e pelo impacto na geração de empregos", disse Dalcolmo.

Segundo Dalcolmo, a estimativa oficial do governo aponta para um crescimento econômico de 2,5% em 2020, mas analistas de mercado já estimam uma alta do PIB (Produto Interno Bruto) de 3%. Ele disse que isso depende do avanço de reformas no Congresso e de um ambiente internacional favorável, sem crises.

Juros baixos favorecem empregos

O cenário de queda de taxa de juros tem facilitado a concessão de crédito imobiliário no país e estimulado o setor da construção, afirmou o subsecretário de Políticas Púbicas de Trabalho, Matheus Stivali.

Segundo, com a retomada do crescimento econômico e a geração de empregos, haverá uma demanda maior por consumo, o que favorecerá os setores de comércio e serviços, os maiores da economia.