Disputa legal com Nestlé faz loja de chocolates na Austrália mudar produtos
Uma loja de chocolates na cidade australiana de Yarra Glen, a cerca de 40 km de Melbourne, está enfrentando um problema com a Nestlé. O motivo: o nome dos produtos comercializados.
Leanne e Ian Neeland, os donos da Yarra Valley Chocolaterie and Ice Creamery, receberam em julho uma notificação judicial da gigante alimentícia. Segundo o documento, a empresa solicitava que a loja do casal deixasse de usar o termo "freckles" ("granulados" em inglês) em seus chocolates.
O estabelecimento dos Neeland comercializa produtos com nomes como "giant freckle", "mini freckles" ou "freckled egg". No entanto, a Nestlé afirma que registrou a expressão, o que poderia confundir consumidores — a empresa é dona da marca australiana Allen's, que vende um chocolate coberto de granulados coloridos chamado Allen's Freckles.
"Como é que você pode ser dono de 'granulados'?" questionou Leanne ao canal Nine News. "Nós temos comido granulados por muitos, muitos anos", acrescentou.
Em seu desabafo, a proprietária da loja afirmou ser "muito triste que uma grande multinacional possa ser dona de algo que amamos tanto".
No documento, a Nestlé dava três meses para que as marcas da loja do casal Neeland adotassem novos nomes, sob risco de multa. O casal respondeu pedindo um prazo de 12 meses, mas não obteve resposta.
De acordo com Leanne, o prejuízo estipulado com as trocas de rótulos é de 5 mil dólares australianos (cerca de R$ 14,5 mil). A loja tem vendido seus granulados com o nome de "polka dots".
"A Austrália ama granulados. Esperamos que também amem polka dots", disse Ian Neeland. "Foi apenas a embalagem que mudou."
Procurada pelo canal Nine News, a Nestlé afirmou, mediante porta-voz, que irá colaborar com a loja para ajudar a minimizar os custos e a inconveniência pela medida.
"É importante para as empresas proteger suas marcas registradas prevenindo-se do uso desautorizado. Caso contrário, elas podem perder o direito de suas marcas para sempre", diz a Nestlé em nota. "É por isso que, quando alertados do uso de nossa marca na Yarra Valley Chocolaterie, pedimos a eles que parassem de usá-la", completou.
Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.