IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Quatro empresas brasileiras estão entre os maiores varejistas do mundo

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/02/2020 16h02

A 23ª edição da pesquisa "Os Poderosos do Varejo Global 2020", elaborada pela Deloitte, identificou os 250 maiores varejistas em todo o mundo com base em dados do ano fiscal de 2018, analisando o desempenho do setor em diferentes regiões.

O Brasil é representado na lista por quatro empresas: Via Varejo (responsável pelas lojas Casas Bahia, Pontofrio e e-commerce do Extra, que ocupa a 143ª posição), Lojas Americanas (211ª), Raia Drogasil (239ª) e Magazine Luiza (238º).

"A presença de grandes varejistas brasileiras no ranking mundial é um sinal bastante positivo que aponta para uma retomada gradual do crescimento da economia no Brasil", avalia Reynaldo Saad, sócio-líder da Deloitte para Bens de Consumo e Produtos Industriais.

"A tendência é que haja uma melhora cada vez maior no quadro econômico do País, e principalmente um aumento da confiança dos consumidores que será muito importante não só para o setor de varejo, mas de modo geral", acrescenta.

No ranking global, o Walmart aparece na 1ª posicão novamente. O Top 10 da pesquisa ainda traz as varejistas norte-americanas Costco e Amazon.

De acordo com o levantamento, que compreendeu o ano fiscal de 2018 (encerrado em junho de 2019), as 250 maiores varejistas globais geraram receitas agregadas de US$ 4,74 trilhões, representando um crescimento composto de 4,1% em relação ao ano anterior.

"Ao analisarmos o desempenho dos 250 principais varejistas em um período de cinco anos, embora empresas individuais tenham experimentado mudanças significativas em suas fortunas nesse período, no nível agregado, as 250 principais exibiram estabilidade notável", diz Vicky Eng, Líder Global do Setor de Varejo, Atacado e Distribuição da Deloitte.

"O crescimento da receita de varejo ano a ano, a margem de lucro líquido e a internacionalização permaneceram todos em uma faixa relativamente estreita", completa Eng.

***

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram. Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.