IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Caixa tem financiamento de imóvel com juros fixos; saiba simular prestação

Thâmara Kaoru

Do UOL, em São Paulo

21/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Nova linha de crédito para financiar a casa própria tem taxa fixa de 8% a 9,75% ao ano
  • Vantagem é saber que os juros não vão mudar até o fim do financiamento
  • Desvantagem é que os juros são maiores do que outras linhas
  • No site da Caixa, dá para simular como ficaria o financiamento

A Caixa Econômica Federal anunciou na quinta-feira (20) uma linha de crédito para financiar a casa própria com taxa fixa de 8% a 9,75% ao ano. A vantagem é saber que os juros não vão mudar até o fim do financiamento. Por outro lado, os juros são maiores do que outras linhas.

Para saber quanto pagaria de financiamento, a Caixa disponibilizou a nova modalidade em seu simulador habitacional. Com informações sobre o imóvel e dados pessoais, dá para saber quanto pagaria por mês.

Confira como fazer a simulação

  • Entre no site do Simulador Habitacional da Caixa
  • Informe se o imóvel que quer comprar é novo ou usado, o valor aproximado, o estado e a cidade em que o imóvel está localizado e se possui imóvel na mesma cidade. Vá em "Próxima etapa"
  • Informe CPF, celular, renda bruta familiar mensal e data de nascimento. Se quiser ser contatado pela Caixa, tiver mais de três anos de trabalho sob regime do FGTS, se há mais de um comprador e se tem ou gostaria de ter relacionamento com a Caixa assinale os quadros. Se quer relacionamento, terá que responder se é servidor e se tem ou gostaria de ter crédito salário na Caixa. Clique em "Próxima etapa"
  • Procure a opção "SBPE (Taxa de Juros Fixa)" e clique nela
  • O sistema indicará os detalhes do financiamento, com valor do imóvel, prazo máximo de pagamento, entrada e sistema de amortização, por exemplo. O valor mínimo da entrada é preenchido automaticamente de acordo com a renda familiar
  • Também é possível ver os juros nominais, os juros efetivos e o valor das prestações, que podem variar de acordo com a seguradora contratada. Para ver o CET (Custo Efetivo Total), é preciso clicar em "Calcular"

Dá para simular outras modalidades

Além da taxa de juros fixa, o simulador também permite verificar quanto ficariam as prestações em outras modalidades, como a que considera a TR (Taxa Referencial) ou o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). É preciso lembrar que nesses casos, os juros são menores, mas o valor pode ser alterado ao longo dos anos.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

É melhor financiar uma casa ou pagar aluguel?

UOL Notícias