IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Marcia Esteves, CEO da Lew'Lara: Agências são construtoras de marcas

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/03/2020 04h01

Marcia Esteves, CEO da agência Lew'Lara/TBWA, é a entrevistada desta semana do podcast Mídia e Marketing, publicado nesta semana. No papo, Marcia aborda as mudanças na maneira de se fazer publicidade, principalmente em relação à transformação digital dos clientes. A executiva ainda fala de liderança feminina e diversidade.

"As agências estão passando por este processo de mudança (nos negócios), com novos profissionais e novas áreas. Só não dá para levar 50 anos nesta discussão. O mundo mudou e o mercado precisa se transformar", diz. Para ela, o trabalho de construção de marca é absolutamente vital para o elo entre empresas e consumidores. "As agências não são intermediárias. São construtoras de marcas", declara (no vídeo acima, este trecho está a partir de 28:45).

Sobre a entrada de novos players no mercado, como consultorias e empresas de tecnologia, a executiva é enfática. "Competição é boa, desde que seja saudável. Ninguém precisa ter a pretensão de fazer tudo sozinho. Essa coisa de 'ou um ou outro' precisa se transformar numa soma", afirma (a partir de 2:42).

Marcia conta sobre uma parceria que fez com a Faculdade Zumbi dos Palmares, enquanto ainda estava no comando da agência Grey. No acordo, firmado em 2018, a universidade seria a principal provedora de profissionais em início de carreira para vagas de estágio na agência.

"Para fazer comunicação relevante, precisamos entender a realidade das pessoas. O grande desafio está nisso: um processo de verdade, consistente, de inclusão, de cores e gêneros. A criatividade precisa do 'diferente'", diz (a partir de 4:51).

A executiva ainda cita a campanha "Detector de corrupção", feito para o cliente Reclame Aqui. Lançado às vésperas da eleição de 2018, o aplicativo permitia que o eleitor verificasse se os políticos que cumprem mandato no Congresso ou no Executivo foram condenados ou se respondiam a processos na Justiça. "A ação, que nasceu de uma ideia simples, é extremamente complexa. Demonstra perfeitamente o poder de uma ideia" (a partir de 34:55).

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.