Coronavírus: 89% dos pequenos negócios têm queda no faturamento, diz Sebrae
Um levantamento feito pelo Sebrae observou que 89% das pequenas e micro empresas no Brasil já enfrentam queda no faturamento diante da pandemia do novo coronavírus. Em média, essa redução foi de 69% no balanço total.
A pesquisa, realizada entre os dias 20 e 23 de março, ouviu 9.105 donos de pequenos negócios.
Outro destaque do levantamento mostra que 42% dos empreendedores fecharam temporariamente os seus negócios e 26% reduziram a jornada de trabalho de suas empresas.
Se as restrições continuarem, 36% dos empresários ouvidos acreditam que precisarão fechar as suas portas permanentemente dentro de um mês.
Eles afirmam que mesmo tendo adotado uma estratégia de comércio online, o faturamento anual do negócio pode sofrer uma queda de 74%, caso o isolamento social seja mantido por dois meses.
Segundo o Sebrae, 33% dos entrevistados acreditam que o país deve levar um ano ou mais para voltar ao normal.
Este cenário, para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, mostra a importância de medidas de ajuda para os pequenos empreendedores. "A situação provocada pela pandemia exige de todos os agentes públicos o compromisso pela busca de soluções concretas e rápidas para os problemas que essas empresas estão enfrentando no dia a dia da crise", destacou.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.