IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Aplicativo do auxílio emergencial já teve mais de 17 milhões de acessos

De acordo com o ministro Onyx Lorenzoni, 10 milhões de brasileiros já estão cadastrados no sistema - Pedro Ladeira/Folhapress
De acordo com o ministro Onyx Lorenzoni, 10 milhões de brasileiros já estão cadastrados no sistema Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

07/04/2020 16h54

Onyx Lorenzoni, ministro da Cidadania, afirmou hoje em entrevista ao programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, que o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial já tem mais de 17 milhões de acessos. Disponível gratuitamente para iOS e Android, o sistema é usado para se inscrever e receber os R$ 600 aprovados pelo governo.

"Sabe quantos acessos [o aplicativo] já teve hoje? 17 milhões. Já validou em torno de 10 milhões de pessoas, fechando a sétima hora. Só no telefone da Caixa foram mais de 380 mil ligações", contou o ministro.

Lorenzoni também comentou sobre os sites falsos criados para roubar informações e aplicar golpes em pessoas que queriam se cadastrar para receber o auxílio.

O ministro anunciou: o governo mobilizou a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e a Polícia Federal para prender os responsáveis por esses esquemas:

"A Polícia Federal já está em cima, nós vamos atrás um por um. O cara fez a malandragem para pegar dinheiro de quem precisa, não pense que nós vamos só derrubar o site. Nós vamos botar o cara na cadeia."

De acordo com Onyx Lorenzoni, só no último final de semana esses sites falsos foram acessados mais de 4 milhões de vezes. De acordo com o levantamento do governo, 170 mil brasileiros foram vítimas de golpes do tipo, e tiveram seus dados pessoais roubados.

Em caso de dúvidas, o governo disponibilizou o telefone 111. Para quem é correntista do Banco do Brasil ou tem poupança na Caixa, o pagamento deve estar disponível já na quinta-feira (9), anunciou o ministro.