IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Presidente do INSS espera zerar fila de atrasos entre agosto e outubro

Do UOL, em São Paulo

07/04/2020 20h20

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, afirmou que quer zerar a fila de benefícios à espera de uma resposta do INSS há mais de 45 dias entre agosto e outubro. Estão na fila pedidos como aposentadorias, pensões, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e auxílios (doença, acidente). Em entrevista ao vivo ao UOL, Rolim afirmou que com as agências do INSS fechadas, mais servidores estão trabalhando na análise de benefícios, o que pode fazer a fila andar mais rapidamente.

"O valor que está estimado na lei orçamentária considera que nós vamos zerar a fila acima de 45 dias até agosto deste ano. O nosso calendário pré-pandemia era um pouco mais conservador, era para outubro. Do ponto de vista orçamentário, não faz muita diferença porque o orçamento é para o ano inteiro. Hoje eu já estou no meio-termo entre agosto e outubro, porque a gente está com mais servidores na análise", disse ao UOL.

Ele afirma que como as agências fecharam para atendimento ao público, os funcionários do INSS continuaram trabalhando, só que agora na análise. "Teremos muito mais gente em análise do que tinha antes. Parte das pessoas que estavam em atendimento estão analisando benefício. Espero zerar a fila mais rápido."

Segundo Rolim, em julho do ano passado, a fila do INSS estava em 2,4 milhões de benefícios em análise, sendo que desses, 170 mil estavam com alguma pendência por parte do segurado. Agora, ele estima que há 1,805 milhão de pedidos à espera de resposta, sendo 505 mil pedidos já foram analisados, mas esperam alguma informação ou documento complementar do segurado.

O maior índice hoje é de BPC (Benefício de Prestação Continuada) para deficientes, com 485 mil pedidos à espera. Em segundo lugar aparece 333 mil pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição e, em terceiro, 298 mil pedidos para aposentadoria por idade.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.