IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Veja o passo a passo para se cadastrar e pedir o auxílio de R$ 600

Do UOL, em São Paulo

07/04/2020 19h27

Está disponível o cadastro de trabalhadores informais e autônomos para solicitar o auxílio emergencial de R$ 600 mensais para lidar com os efeitos da pandemia de coronavírus.

O cadastro pode ser feito via site ou aplicativo. Em caso de dúvidas, o governo disponibilizou o telefone 111. Veja abaixo o passo a passo do cadastro.

Como acessar

  • Baixe gratuitamente o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial (disponível para sistema Android e iOS) ou
  • Ou acesse o site lançado pela Caixa. Para tirar dúvidas, está disponível o telefone 111. "Qualquer outro site ou app é falso", disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Passo a passo para fazer o cadastro pelo site

1 - Acesse o site auxilio.caixa.gov.br/ e clique em "Realize sua solicitação".

2 - O site mostrará todos os critérios para pedir o auxílio.

3 - Clique nas duas caixinhas para declarar que você se enquadra nos requisitos e para autorizar o uso de seus dados. Depois clique em "tenho os requisitos, quero continuar".

4 - Preencha os seus dados (nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe). Clique na caixinha ao lado de "não sou um robô" e depois em "continuar".

5 - Para receber um código de verificação, informe seu número de celular e a operadora. Clique em "continuar"

6 - Informe o código recebido via mensagem de texto no seu celular. Clique em "continuar"

7 - Agora você precisará completar o cadastro com mais informações pessoais, como quanto costumava ganhar por mês, em média, antes da crise do coronavírus, qual sua ocupação e a cidade e o estado de residência. Clique em "continuar"

8 - Das pessoas que moram na sua casa, informe quantas possuem CPF. Depois, adicione dados sobre todas elas. Será necessário informar relação de parentesco, CPF e data de nascimento de cada uma.

9 - Escolha se deseja receber o auxílio em uma conta bancária que você já tem ou se prefere abrir uma poupança digital na Caixa.


10 - Se escolher abrir uma poupança digital, será necessário informar o RG ou número da Carteira Nacional de Habilitação.

11 - O cadastro está quase no fim. Agora você deve verificar se todas as informações fornecidas, mostradas no resumo, estão corretas. Assinale a caixinha para declarar seu consentimento para o uso dos dados pessoais para abertura de uma poupança digital para recebimento do auxílio. Clique em "concluir sua solicitação".

12 - Pronto! Aparecerá uma mensagem dizendo que o cadastro foi realizado com sucesso. Agora você deve aguardar que o governo analise o pedido.

Passo a passo para fazer o cadastro pelo app

1 - Baixe gratuitamente o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial (disponível para sistema Android e iOS). Ao acessar, clique em "Realize sua solicitação"

2 - O app mostrará todos os critérios para pedir o auxílio. Clique nas duas caixinhas para declarar que você se enquadra nos requisitos e para autorizar o uso de seus dados. Depois clique em "tenho os requisitos, quero continuar".

3 - Preencha os seus dados (nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe). Clique na caixinha ao lado de "não sou um robô" e depois em "continuar".

4 - Para receber um código de verificação, informe seu número de celular e a operadora. Clique em "continuar"

5 - Informe o código recebido via mensagem de texto no seu celular. Clique em "continuar"

6 - Agora você precisará completar o cadastro com mais informações pessoais, como quanto costumava ganhar por mês, em média, antes da crise do coronavírus, qual sua ocupação e a cidade e o estado de residência. Clique em "continuar"

7 - Das pessoas que moram na sua casa, informe quantas possuem CPF. Depois, adicione dados sobre todas elas. Será necessário informar relação de parentesco, CPF e data de nascimento de cada uma. Caso seja mulher e chefe de família, única responsável pelo sustento de todos os membros, marque a opção.

8 - Escolha se deseja receber o auxílio em uma conta bancária que você já tem ou se prefere abrir uma poupança digital na Caixa. Se escolher abrir uma poupança digital, será necessário informar o RG ou número da Carteira Nacional de Habilitação.

9 - O cadastro está quase no fim. Agora você deve verificar se todas as informações fornecidas, mostradas no resumo, estão corretas. Clique em "concluir sua solicitação".

10 - Pronto! Aparecerá uma mensagem dizendo que o cadastro foi realizado com sucesso. Agora você deve aguardar que o governo analise o pedido.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.