IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Nada vai ser como antes, diz Luiza Trajano sobre cenário após coronavírus

Do UOL, em São Paulo

07/04/2020 14h00

A pandemia do novo coronavírus fez com que muitas empresas tivessem que se adaptar a uma nova realidade: diminuição de força de trabalho, equipes trabalhando em home office, delivery... com tudo isso, o cenário das empresas no país deve mudar após a covid-19.

A previsão é de Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza. No programa UOL Debate de hoje, a empresária deixou claro que nada vai ser como antes a pandemia.

"Eu espero que esse momento amadureça a gente. Não adianta você pensar só no aqui e agora e não pensar no todo no Brasil", disse Luiza, que não espera uma diminuição grande nos quadros de funcionários. "Quarenta por cento de limpeza em uma folha de pagamento é não querer que a gente tenha empregado também."

Para Luiza, é importante entender: as medidas atuais são importantes, mas, neste momento, são tomadas a curto e médio prazo. Ainda assim, podem servir para reflexão.

"As medidas estão sendo tomadas para dois ou três meses. Agora, se essas medidas vão melhorar a produtividade, a arrecadação, é outra história. Uma coisa que tenho certeza é que nada vai ser como antes: tamanhos de escritórios não serão como antes, custos operacionais de escritórios não serão como antes, as casas não vão ser como antes. Uma casa de 30m² vai ter até um lugarzinho para as pessoas fazerem seu home (office)", afirmou.

"Não digo que vai ser tudo home (office), mas uma coisa é uma certeza: a gente tem que aproveitar esse momento para ter muita sabedoria e humildade. Tem segmentos que estão sofrendo mais, outros menos", acrescentou a empresária.

Além de Luiza, o UOL Debate de hoje reuniu Marcelo Melchior, presidente da Nestlé Brasil; Andries Oudshoorn, presidente da OLX Brasil; e Diego Barreto, vice-presidente financeiro e de estratégia do iFood.