IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Microempresário sai da crise da covid-19 mais preparado', diz especialista

UOL Debate - as fintechs e a crise causada pela pandemia do novo coronavírus - Reprodução
UOL Debate - as fintechs e a crise causada pela pandemia do novo coronavírus Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/04/2020 13h31

O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, afirmou hoje no UOL Debate que a pandemia do coronavírus pode transformar o processo de consumo do Brasil.

"Não tenho duvida nenhuma que o consumidor e o microempresário saem da covid-19 muito mais digitalizados, mais preparados", afirmou Meirelles.

O programa reuniu ainda Ricardo Dutra, CEO do PagSeguro; Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago; Fabiano Camperlingo, CEO da SumUp no Brasil e Eduardo Neger, presidente da Abranet (Associação Brasileira de Internet).

O presidente do Instituto Locomotiva também destacou que o Brasil está vivendo um "enorme processo da bancarização" que não estava previsto para acontecer tão cedo.

Segundo ele, o processo ocorre "porque parte do auxílio emergencial [do governo, dado durante a crise do novo coronavírus] esteja dando por formas eletrônicas ou porque parte do dinheiro que está sendo distribuído pelas ONGs se dá pelo meio eletrônico".

Por outro lado, os "empreendedores que relutam em usar meios eletrônicos de pagamento" também estão sendo forçados a adaptar suas formas de negócio para conseguir renda.

Ainda assim, Meireles avalia que "o governo não entendeu absolutamente nada do que estamos falando. [Os governos] estão acordando para isso, alguns estados distribuindo merenda escolar via vales, por meio eletrônico", explicou.

"Nós temos aumento da frequência de uso dos meios digitais e isso muda completamente a regra do jogo", disse.