IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bombril se desculpa por Krespinha e diz que vai retirar item do portfólio

"Krespinha" foi acusada de associação ao racismo ao utilizar no nome um estilo de cabelo e fazer comparações pejorativas - Divulgação/Montagem UOL
'Krespinha' foi acusada de associação ao racismo ao utilizar no nome um estilo de cabelo e fazer comparações pejorativas Imagem: Divulgação/Montagem UOL

Do UOL, em São Paulo

17/06/2020 17h09Atualizada em 17/06/2020 18h42

Após ser acusada de racismo nas redes sociais, a Bombril decidiu retirar de seu portfólio de produtos a esponja de aço Krespinha, apontada como uma associação pejorativa ao cabelo de pessoas negras. Em comunicado, a empresa pediu desculpas à sociedade, mas explicou que a divulgação do item não se tratava de lançamento ou reposicionamento de produto.

"A Bombril decidiu que vai retirar, a partir de hoje, a marca Krespinha do seu portfólio de produtos. Diferentemente do que foi divulgado, não se tratava de lançamento ou reposicionamento de produto. A marca estava no portfólio há quase 70 anos, sem nenhuma publicidade nos últimos anos, fato que não diminui nossa responsabilidade. Mesmo sem intenção de ferir ou atingir qualquer pessoa, pedimos sinceras desculpas a toda a sociedade", escreveu a Bombril.

A empresa ainda pontuou que o mundo, cada vez mais, está cobrando das empresas e das instituições o respeito e a valorização da diversidade. "Não há mais espaço para manifestações de preconceitos, sejam elas explícitas ou implícitas. A Bombril compartilha desses valores", afirmou.

Ao final, a Bombril ainda anunciou que vai rever toda a comunicação da companhia, "além de identificar ações que possam gerar ainda mais compromisso com a diversidade".

Entenda o caso

Mais cedo, a Bombril foi acusada de racismo nas redes sociais por causa de um suposto lançamento de uma esponja de aço com o nome Krespinha. A hashtag #BombrilRacista foi um dos assuntos mais comentados do Twitter hoje pela manhã.

No site da Bombril, o produto era definido como "perfeita para a limpeza pesada", sendo utilizada para a remoção de sujeiras e gorduras "de um jeito rápido e eficaz, sem esforço". No final da manhã, ele foi retirado do ar.

Reação nas redes sociais

Seguidores e digitais influencers chamaram a atenção para o produto e explicaram as conotações racistas que ele traz, como a ativista Winnie Bueno, a jornalista Yasmin Santos e o humorista Yuri Marçal.