IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Jereissati sobre crédito: Governo falha para atender micro empresa

Do UOL, em São Paulo

02/07/2020 11h50

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse que o governo federal falhou no plano de ajudar micro e pequenas empresas na travessia da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. "A grande falha do governo é não ter conseguido chegar o crédito a pequenas e médias empresas, os grandes geradores de emprego no Brasil", disse Jereissati hoje no UOL Entrevista.

Na entrevista, conduzida pela colunista Thaís Oyama e pelo repórter Antonio Temóteo, o senador disse que os micro empreendedores perderam totalmente o faturamento e precisam de acesso a crédito. "Não chega o crédito na ponta. Enganchou no banco. São feitas tantas exigências, que grande parte não tem como atender as exigências", afirmou.

Segundo Jereissati, não adianta o governo liberar recursos para os bancos mediarem o crédito aos pequenos empresários porque "banco não gosta de risco". Para ele, se o governo federal não assumir totalmente o risco de calote nessas linhas, como foi nos EUA, o dinheiro não vai chegar a quem precisa porque os bancos - públicos e privados - não vão assumir riscos.

Jereissati disse que nos Estados Unidos, o governo abriu US$ 300 bilhões em linhas que vão diretamente para a mão do pequeno empresário. Quem mantiver 70% dos funcionários pode dar calote no crédito porque é um recurso a fundo perdido.

"Isso não aconteceu no Brasil. Risco, os bancos não vão correr, e as empresas pequenas quando entram no sistema são risco. Tinha que ser dinheiro da União que não tivesse a ver com risco dos bancos privados e públicos. Eles exigem tanta coisa que uma loja pequena de 10, 15 funcionários, como vai apresentar um título que não tem título em cartório nestes últimos 90 dias. Todos atrasaram um pagamento", disse Jereissati.