Não quer tirar R$ 1.045 do FGTS emergencial? Saiba o que fazer
A Caixa liberou a retirada de até R$ 1.045 do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), mas os trabalhadores que não quiserem usar esse dinheiro podem avisar o banco que preferem que o valor fique no fundo.
Segundo especialistas, a retirada do dinheiro só deve ocorrer para o pagamento de dívidas ou para formar uma reserva de emergência, já que com a Selic baixa, não compensa investir. Assim, quem preferir não mexer nesse dinheiro pode informar à Caixa pelo aplicativo FGTS ou pelo site da Caixa. Clientes do banco também podem fazer essa opção pelo internet banking.
A indicação de que não deseja sacar o FGTS emergencial deve ser feita até dez dias antes do início do seu calendário de depósito na conta. Nascidos em abril, por exemplo, têm até sexta-feira (10) para fazer a solicitação. Veja como fazer o pedido pelo app e pelo site:
Pelo aplicativo
- Baixe o aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS). Clique em "Entrar no aplicativo".
- Digite seu CPF e clique em "Próximo". Se não tiver cadastro, clique em "Cadastre-se" e siga as instruções.
- Informe sua senha e clique em "Entrar". Se não lembrar a senha, clique em "Recuperar senha".
- O sistema pode pedir a confirmação de seus dados, como em qual ano você começou a trabalhar em determinada empresa, em que ano você saiu de algum emprego, ou em qual empresa, de uma lista, você já trabalhou.
- Aparecerão os termos do contrato de prestação de serviço. Leia e, se concordar, sinalize "Li e aceito os termos e condições". Depois, clique em continuar. Se quiser, é possível cadastrar o celular para receber informações sobre extrato e depósitos do FGTS via SMS.
- Na tela inicial, vá em "Saque Emergencial FGTS".
- Clique em "Ir para saque emergencial".
- A página seguinte mostrará o valor disponível para saque e a data prevista para o dinheiro cair na poupança digital. Para negar o saque, clique em "Solicitar o cancelamento do saque" no fim da página.
- A próxima página informa que caso o trabalhador opte por continuar, o dinheiro do FGTS emergencial não será disponibilizado. Clique em "Continuar".
- Será necessário mais uma confirmação. Escolha "Sim".
- A página seguinte trará a confirmação do cancelamento do saque emergencial do FGTS. Clique em "Entendi". Você será direcionado para a página inicial do aplicativo.
Pelo site
- Entre no site da Caixa. Em "Saque emergencial FGTS", clique em "Acesse aqui".
- Será preciso informar o CPF ou o NIS/PIS/Pasep. Clique em "Não sou um robô" e, depois, em "Continuar".
- Informe a senha que você utiliza para acessar o extrato do FGTS no site da Caixa. Se não tiver senha ou se não lembrar, clique em "Cadastrar ou esqueceu a senha" e siga as instruções.
- Se quiser receber alertas mensais do FGTS, informe um número de celular, aceite os termos e clique em "Continuar". Caso não queira, clique em "Não quero receber extrato do FGTS e notificações em meu celular".
- Será informado o valor que você tem disponível. Clique em "Continuar".
- Aparecerá a data em que o dinheiro será creditado em uma conta poupança digital. Clique em "Não quero receber".
- O sistema informará que os valores do FGTS não serão debitados. Clique em "Não quero receber o Saque Emergencial FGTS".
- Em seguida, o trabalhador poderá ver a confirmação de que o dinheiro não será creditado automaticamente em conta poupança.
Dinheiro já caiu na poupança digital? O que fazer?
Segundo a Caixa, caso os valores já tenham sido creditados na poupança social digital, como para os nascidos em janeiro e fevereiro, os trabalhadores poderão solicitar que o dinheiro volte para a conta do FGTS. Nesses casos, os valores retornarão em até 30 dias. O pedido também é feito pelo aplicativo FGTS, site da Caixa ou internet banking.
Outra opção é deixar o dinheiro na poupança digital. Segundo a Caixa, se o trabalhador receber o crédito dos valores e não fizer nenhuma movimentação na poupança digital até 30 de novembro de 2020, os recursos voltam para a conta de FGTS, sem perder o rendimento do período.
Quem tem conta na Caixa também precisa pedir para não receber?
Sim. A Caixa abrirá uma poupança digital para todos, inclusive para quem já tem conta no banco. Se não quiser mexer no dinheiro do FGTS, é preciso fazer o cancelamento ou não movimentar os valores até 30 de novembro de 2020.
Se me arrepender, posso pedir o FGTS depois?
Depende. Nos casos em que o dinheiro já foi creditado na poupança digital, e o trabalhador pediu para devolver os valores para a conta do FGTS, não será possível pedir para receber o FGTS emergencial depois. Já o trabalhador que indicar que não deseja receber o FGTS até dez dias antes do início do seu calendário pode mudar de ideia. Nesses casos, a solicitação para saque deve ser realizada até 31 de dezembro de 2020 pelo aplicativo FGTS.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.