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Caixa culpa número de acessos por problemas no Caixa Tem; falhas continuam

Usuários se queixam de erros nos sistema há pelo menos uma semana - Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo
Usuários se queixam de erros nos sistema há pelo menos uma semana Imagem: Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

09/07/2020 17h36

A Caixa afirmou nesta quinta-feira (9) que problemas para acessar o aplicativo Caixa Tem acontecem por causa do grande número de acessos ao mesmo tempo. O sistema é utilizado para movimentar as poupanças digitais que recebem depósitos do auxílio emergencial, do FGTS emergencial, do abono do PIS e do BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda).

Há pelo menos uma semana trabalhadores relatam dificuldades com o aplicativo. Entre os problemas enfrentados estão fila para entrar e falha na hora de pagar boletos ou ver o saldo.

De acordo com Cláudio Salituro, vice-presidente de Tecnologia e Digital do banco, o Caixa Tem havia sido projetado para atender 1 milhão de usuários a cada 12 meses. No entanto, a pandemia de coronavírus pegou a Caixa e o governo de surpresa, multiplicando o número de acessos e a quantidade de pagamentos feitos por meio do sistema.

A Caixa divulgou que, só nesta quarta (8), foram realizadas 2,55 milhões de transações nas poupanças digitais, incluindo transferências, pagamentos por cartão virtual, pagamentos de boletos e saques.

"Antes, o usuário entrava, fazia uma transferência e não voltava para o Caixa Tem. Agora, esse mesmo usuário usa o aplicativo várias vezes ao dia. As pessoas já se habituaram. É natural que a cada dia se exija mais da área de tecnologia da Caixa", disse Cláudio Salituro.

Segundo o vice-presidente, o Banco adquiriu um sistema dinamarquês para gestão de filas, que foi usado em grandes eventos como a Copa do Mundo e em shows de rock. Ele afirmou que a fila para acessar o Caixa Tem chegou a ter duração de mais de uma hora, mas que esse tempo havia caído para 35 minutos no início da tarde desta quinta-feira.

Usuário deve checar atualizações

Cláudio Salituro reforçou o pedido da Caixa para que o usuário sempre verifique se existe uma nova atualização disponível do aplicativo. Ele disse que a área de tecnologia do banco está trabalhando para melhorar o sistema.

Usuários seguem com reclamações

Apesar de o banco afirmar que as filas estão diminuindo, usuários que tentam acessar o Caixa Tem continuam reclamando de lentidão e instabilidade nesta quinta-feira.