Caixa cria calendário para trabalhador ir ao banco e desbloquear Caixa Tem
A Caixa criou um calendário para o trabalhador ir a uma agência do banco e conseguir desbloquear o aplicativo Caixa Tem. Quem procurar o banco fora das datas estabelecidas não será atendido, informou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. O app é usado pelo governo para pagar o auxílio de R$ 600 e o FGTS emergencial.
O banco informou nesta semana que bloqueou centenas de milhares de contas no Caixa Tem por suspeita de fraude. Os afetados são orientados pelo app a comparecer a uma agência com documento de identificação para comprovar que não houve irregularidade.
As datas foram divididas de acordo com o mês de aniversário do beneficiário, para evitar aglomerações nas agências, de acordo com a Caixa.
Desde a semana passada, trabalhadores relatam ter recebido um aviso para ir até uma agência da Caixa com um documento de identidade para comprovar que são os titulares das contas e desbloquear o uso do app. Nesta semana, a Caixa confirmou o bloqueio de "centenas de milhares" de contas, devido à identificação de fraudes.
Quem teve o acesso ao Caixa Tem bloqueado por suspeita de fraude receberá a seguinte mensagem: "É necessário regularizar seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento".
Segundo Pedro Guimarães, presidente do banco, as agências só vão atender quem já teve o dinheiro depositado durante o chamado "Ciclo 1" de pagamentos do auxílio emergencial.
Pedro Guimarães afirmou que o calendário de regularização vale também para quem está com problemas no Caixa Tem mas não recebe o auxílio emergencial. O aplicativo é usado também para depositar o FGTS emergencial e, para algumas pessoas, o BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda).
Documentos via WhatsApp
De acordo com a Caixa, 51% das pessoas tiveram o acesso bloqueado por suspeita de fraude e precisam comparecer à agência. Os outros 49% tiveram o acesso bloqueado em razão de "inconsistências cadastrais", sem indício de fraude.
Essas pessoas não precisarão ir à agência, podendo fazer a liberação do acesso enviando documentos pelo WhatsApp a partir de hoje (23).
Para isso, é preciso acessar o aplicativo Caixa Tem e pedir o desbloqueio.
O próprio app dará orientações sobre como enviar os documentos via WhatsApp. De acordo com o presidente da Caixa, após o envio dos documentos, o desbloqueio de todas as funções do Caixa Tem deve acontecer em até 24 horas.
Alerta sobre tentativa de golpes via WhatsApp
Guimarães afirmou que ninguém deve acessar links enviados diretamente pelo WhatsApp ou por outras redes sociais. Somente o link repassado dentro do próprio app Caixa Tem é confiável para o envio de documentos particulares à equipe do banco.
Nenhum outro aplicativo tem validade [para pedir documentos]. O único app em que essa informação é válida é o do Caixa Tem. É relevante isso para evitar qualquer envio de documentação dos clientes para pessoa que não esteja efetivamente analisando a questão.
Pedro Guimarães, presidente da Caixa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.