Empregador pode registrar funcionário e gerenciar folha usando o celular
Lançado hoje pelo governo federal, o aplicativo eSocial Doméstico permite que empregadores registrem funcionários e gerenciem a folha de pagamento pelo celular. A ferramenta foi desenvolvida em uma parceria entre a Receita Federal, o Serpro e a Secretaria Especiais de Previdência e Trabalho.
"Estamos aprimorando o eSocial para diversas plataformas. O app do empregador doméstico vem para facilitar ainda mais a vida de todos. É mais agilidade, transparência, redução de custos e segurança jurídica para a relação de trabalho do trabalhador doméstico", afirma Altemir de Melo, coordenador-geral de Fiscalização da Receita Federal.
"Todo o procedimento pode ser iniciado e concluído em poucos minutos. Também é possível fazer, no próprio celular, o pagamento do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) no aplicativo do banco de preferência", explica João Paulo Ferreira Machado, coordenador-Geral de Governo Digital Trabalhista do Ministério da Economia.
Desde seu lançamento, em 2015, o eSocial tem sido aprimorado com a implementação de novas funcionalidades. Em junho deste ano, já havia sido disponibilizada a possibilidade de alterar o responsável pela contratação do trabalhador doméstico no sistema.
"O eSocial já vem facilitando a vida de quase 1,5 milhão de empregadores domésticos de todo o Brasil, racionalizando e simplificando o cumprimento de obrigações, além de garantir os direitos trabalhistas e previdenciários do cidadão. O aplicativo é mais um passo dessa evolução e contribui para impulsionar o governo digital no país", avalia Ariadne Fonseca, superintendente de Relacionamento com Clientes Econômico Fazendários do Serpro, .
Funcionalidades
O aplicativo permite que o empregador realize alteração salarial dos empregados, fechamento e reabertura das folhas de pagamento, geração das guias de recolhimento e consulta da situação do pagamento das respectivas guias.
A ferramenta está disponível gratuitamente para download nas lojas da App Store e do Google Play. Para realizar o login no aplicativo, basta que o empregador utilize seu CPF, código de acesso e senha, as mesmas informações já utilizadas no site.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.