IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

MPF e Receita Federal assinam acordo para emissão gratuita de CPF em SP

MPF e Receita Federal firmaram acordo para a emissão gratuita do CPF em todo o estado de São Paulo - Reprodução/Olhar Digital
MPF e Receita Federal firmaram acordo para a emissão gratuita do CPF em todo o estado de São Paulo Imagem: Reprodução/Olhar Digital

Do UOL, em São Paulo

06/10/2020 15h52

O MPF (Ministério Público Federal) e a Receita Federal assinaram um acordo para garantir a gratuidade no cadastramento, recadastramento, regularização da situação cadastral e emissão de comprovante do CPF (Cadastro de Pessoa Física) em todo o estado de São Paulo.

O cidadão poderá realizar os serviços gratuitos nos postos da Receita Federal ou por atendimento online. O Governo do Estado de São Paulo também participou do acordo, e junto com o órgão federal, irá disponibilizar o serviço gratuitamente no Poupatempo.

Já os serviços nas agências da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e Correios serão realizados sem cobrança de taxa apenas às pessoas que não tiverem condições de arcar com os custos.

A Receita Federal ainda irá capacitar os cartórios de registros de pessoas que fazem parte do convênio entre a entidade e a Arpen-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais em São Paulo), que fornecerão gratuitamente o CPF para quem emiti-lo junto à Certidão de Nascimento.