Empresas poderão recolher FGTS com Pix a partir de janeiro de 2021
O Banco Central vai aumentar as possibilidades de uso do Pix, permitindo que empresas usem o sistema de pagamentos instantâneos para recolher as contribuições ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A previsão é que essa facilidade esteja em operação a partir de janeiro de 2021, com o lançamento do FGTS Digital.
A integração com o Pix, segundo o BC, beneficiará o FGTS, que ganhará em agilidade no recebimento dos recursos, maior facilidade de conciliação e maior número de instituições aptas a receber esses recolhimentos, o que pode acabar reduzindo as taxas que o fundo paga pelo serviço.
Na outra ponta, a inclusão do FGTS no Pix também beneficia as empresas, tornando mais fácil o cumprimento de suas obrigações.
Outra novidade é a possibilidade de as próprias instituições financeiras e de pagamento, se usuárias finais, realizarem e receberem pagamentos por meio do Pix. Mas a opção só vale para transações decorrentes de obrigações e direitos próprios, como o pagamento de fornecedores e impostos, estando proibidas as operações em que a contraparte seja uma instituição financeira ou de pagamento.
O objetivo, de acordo com o BC, é permitir que usuários possam contratar crédito de uma instituição, mas recebê-lo em outra diferente, onde já tenham uma conta corrente que costumam usar. Desta forma, o processo de concessão crédito é facilitado, aumentando a competição pelo cliente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.