IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pix

Sistema de pagamento instantâneo do Banco Central é alternativa a DOC, TED e cartões


Mais de 1 milhão de pagamentos foram feitos pelo Pix em 1º dia de operação

Novo sistema de pagamentos instantâneos do BC, o Pix entrou em operação integral nesta segunda (16) - Tiago Caldas/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Novo sistema de pagamentos instantâneos do BC, o Pix entrou em operação integral nesta segunda (16) Imagem: Tiago Caldas/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

16/11/2020 19h31Atualizada em 16/11/2020 19h35

No primeiro dia de funcionamento integral, o Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, registrou mais de 1 milhão de transações entre diferentes instituições até as 18h de hoje. A marca, na visão do BC, é apenas o início de uma nova era na forma de fazer e receber transferências no Brasil.

A avaliação é de que o primeiro dia de operação ampla do Pix correu de forma "absolutamente normal", com incidentes pontuais, o que é esperado para o primeiro dia de operações amplas, e com números expressivos, "comprovando a efetividade do novo meio de pagamento e o enorme interesse dos usuários".

Segundo o BC, os sistemas apresentaram disponibilidade total e "pleno funcionamento ao longo de todo o dia". Os incidentes identificados com as instituições financeiras e de pagamentos ocorreram principalmente nas primeiras horas de operação, e foram acompanhados de perto pelo banco, tendo sido solucionados rapidamente.

Em algumas situações, o crédito na conta do cliente foi feito em tempo superior ao exigido nos requisitos de nível de serviço — dez segundos —, mas esses incidentes foram considerados naturais pela equipe técnica do BC, dada a complexidade desse tipo de tecnologia.

Números parciais até as 18h, segundo o BC:

  • Quantidade de transações liquidadas: 1.005.028
  • Valor em reais das transações liquidadas: R$ 777.324.881,92
  • Valor médio das transações liquidadas: R$ 773,43
  • Índice de disponibilidade das infraestruturas providas pelo BC: 100%
  • Total de chaves Pix cadastradas (acumulado): mais de 73,1 milhões